Ação socioambiental da Prefeitura conclui projeto de saneamento integrado no loteamento Nova Liberdade

Planejamento e Orçamento
17/01/2019 17h09

"As crianças são a base. Se a gente começa a trabalhar a educação ambiental com eles ainda pequenos, eles crescem cidadãos mais conscientes", disse a coordenadora Administrativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oviêdo Teixeira, Ticianne Santos André, durante a ação realizada pelas equipes da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). A ação foi realizada nesta quinta-feira, 17, para dezenas alunos da escola localizada no loteamento Nova Liberdade, zona Norte da capital.

O objetivo da ação foi oferecer, de forma lúdica, atividades para orientar as crianças sobre o uso racional da água, saneamento básico e o descarte correto do lixo. A assessora técnica da Seplog, doutora Heloísa Thaís Rodrigues, explicou que a atividade marca a finalização de todas as atividades do projeto de obras de saneamento na comunidade Nova Liberdade. "Neste loteamento, foram realizadas obras de rede coletora, interceptores, elevatória, além de drenagem e pavimentação. Então, não há melhor forma de prestar contas à população, senão ensinando as crianças a forma correta de manter os equipamentos sociais utilizados pelos próprios moradores da comunidade", disse.

De acordo com a coordenadora de Projetos da Sema, Danielle Sobral de Carvalho, a fase conclusiva foi realizada em dois momentos, sendo a primeira na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dom Avelar Brandão Vilela, no dia 14. "Durante 15 meses, entre 2015 e 2016, já foram realizadas ações com a mesma temática nesses dois equipamentos, porém, hoje, nós estamos de forma sensibilizadora trabalhando com os alunos da Escola Oviêdo Teixeira. Esta também é uma forma de prestar conta e agradecer a comunidade por toda a receptividade e por permitir que a Prefeitura de Aracaju realizasse o projeto", disse, destacando que as crianças são agentes multiplicadores em todo o seio social.

O projeto

A Prefeitura Municipal de Aracaju vem realizando diversas ações de saneamento básico e socioeducativas em diversas localidades da capital. São ações executadas pela Seplog e pela Sema, com recursos oriundos do Ministério da Cidades, disponibilizados pela Caixa Econômica Federal, através do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC). O objetivo é promover melhoria na qualidade de vida e estabelecer um relacionamento mais harmônico entre a sociedade e o meio ambiente, incentivando a população a ser protagonista no processo de desenvolvimento socioambiental de sua comunidade.

No campo social, o Projeto Socioambiental tem como proposta viabilizar a promoção de ações socioeducativas e de mobilização social de caráter informativo e interdisciplinar, no sentido de das à comunidade o empoderamento para desenvolver tais ações. Este projeto está dividido em quatro subeixos que visa fomentar, incentivar, propor e proporcionar ações voltadas a aproximação de crianças e jovens com a natureza local, e ao envolvimento da comunidade no cuidado com o bem público.