Com início de obra estruturante, moradores do Jardim Bahia vislumbram mais qualidade de vida

Agência Aracaju de Notícias
18/01/2019 15h00

No prazo de alguns meses, o loteamento Jardim Bahia, no bairro Soledade, na zona Norte de Aracaju, vai poder, enfim, começar a vivenciar o nome que carrega. Hoje, ainda levando o peso das ruas de terra, a localidade já pode sentir os efeitos que o amanhã vai trazer, sobretudo, na rotina de seus moradores que, com a ordem de serviço assinada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, na manhã desta sexta-feira, 18, vislumbram a região com a infraestrutura que tanto fazia parte dos sonhos. Agora, o jardim verá germinadas as expectativas de sua população.

Ao todo, 12 ruas serão beneficiadas com a obra de infraestrutura que engloba serviços de terraplanagem, pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, rede de esgoto, calçadas sinalização e acessibilidade. A obra contempla ainda a construção de seis mil metros quadrados de calçadas, poços de visitas e bocas-de-lobo. Por lá, a Prefeitura de Aracaju investirá R$ 2.681.863,27 e a previsão de conclusão é para setembro deste ano.

Quem já imagina colher as flores dessa obra é a dona de casa Iraci Gomes, que mora no local há cerca de 15 anos. “Vi o loteamento crescer, mas, sem qualidade. Quando chove é uma lama danada e quando o tempo está mais estiado é uma poeira enorme que entra em casa. Mas, agora, eu sinto que as coisas vão melhorar. Tenho fé nisso”, afirmou.

O chão de terra é uma das principais reclamações de quem mora no Jardim Bahia I e II. O senhor Airton José de Andrade não vê a hora de ver as ruas calçadas. “Qualquer morador daqui imagina como vai ser quando a obra ficar pronta. É um desejo antigo e não tem quem não fique feliz com a iniciativa da Prefeitura de olhar para essa região. É uma alegria muito grande”, desabafou.

Com a obra, o passado de transtornos vai poder ser esquecido e o senhor José Augusto Santos é outro morador que nutre esperanças de ver o Jardim Bahia se transformar. “Já cheguei a atolar meu carro em época de chuva e era um problema atrás do outro. A obra vai mudar muita coisa e, acredito, poderemos ficar muito mais tranquilos daqui por diante. É, de fato, uma excelente ação da Prefeitura e a gente só tem a agradecer”, destacou.

Ainda que algumas lembranças da população sejam tristes, a expectativa por dias melhores nutre o imaginativo de em que vive na localidade, como o de dona Eunice Barbosa. “Fui a terceira a chegar no loteamento e já perdi tudo o que eu tinha por causa de uma das enchentes que ocorreu. Já tive muita do de cabeça, mas, com essa obra, fico mais tranquila de que, agora, tem quem faça algo para melhorar a vida de quem está aqui”, frisou a moradora.

Quem também viveu o infortúnio de perder o que tinha foi dona Adalgisa Santana, na mesma enchente em que dona Eunice passou pela aflição. O que antes era preocupação, agora, é motivo para reavivar a esperança por dias que serão bem melhores. “Vai beneficiar a todos, com certeza. Uma obra como essa traz valorização para o local, além de resolver uma série de problemas que temos. É um sonho que esperávamos há muito tempo e será realizado”, disse. 

A professora Salete Barreto já teve que acordar às 2h da madrugada para tirar água de dentro de sua casa. Hoje, com a esperança renovada, ela imagina um lugar melhor para viver. “Ações como essa faz com que a gente acredite nas ações da gestão. O loteamento era esquecido. Em época de chuva, todos ficávamos desesperados pensando no que poderia acontecer. Agora, sinto que poderemos respirar aliviados porque a obra vai sair, tenho certeza”, concluiu.