Saúde capacita gerentes sobre o novo sistema de marcação de consultas e exames

Saúde
18/01/2019 15h02

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reuniu, na manhã desta sexta-feira, 18, os gerentes e marcadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para dirimir as dúvidas em relação à implantação do novo sistema de marcação de consultas e exames. O Sistema IDS Saúde está vigorando desde a última quarta-feira, 16, em substituição ao antigo sistema Ácone.

O diretor de Inteligência e Modernização da SMS, José Carlos Bezerra, disse que a reunião serviu para trazer informações às pessoas que estão diretamente envolvidas com o processo de mudança do sistema. “Para que eles saibam exatamente o que está acontecendo, o que essa mudança está trazendo de benefício para os usuários do SUS Aracaju, e dar uma satisfação de todos os problemas que aconteceram para que possamos alinhar a informação e também comunicar o que estamos fazendo aqui na SMS. Esperamos que no menor tempo possível todos os problemas sejam resolvidos”, explicou.

Segundo José Carlos, a mudança ocorreu pelo término do contrato com a primeira empresa. “Como a validade do outro contrato acabou, tivemos que contratar outra empresa. Diante disso, aproveitamos para poder fazer uma modernização para que o sistema funcione de uma maneira melhor para o cidadão usuário do SUS”, completou.

A coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Monalisa Fonseca, acrescentou que esta reunião foi uma forma de acolher e explicar aos gerentes o que já está acontecendo sobre a transição do sistema.

“Precisamos estar todos utilizando a mesma linguagem, estarmos na mesma sintonia para explicar e acalmar a população nesse momento de mudança do sistema que utilizávamos antes para o novo, que engloba o Prontuário Eletrônico. Toda transição de sistemas passa por uma fase de ajustes e estamos aqui para apoiar, acolher e entender que eles dão o feedback de como o sistema está funcionando na ponta”, disse.

Sistema completo

O coordenador de Tecnologia da Informação da SMS, Adson Gomes de Oliveira, explicou que com a mudança do contratante, foi pensado um sistema que atendesse toda a área assistencial e não só na regulação. “O sistema que nós tínhamos anteriormente só fazia a regulação dos procedimentos, mas não tinha o Prontuário Eletrônico para ser utilizado na Atenção Básica, na Especializada, na Psicossocial. O antigo não tinha o sistema de controle de estoque, não tinha outras informações que são necessárias para a gestão da SMS se programar”, informou.

Adson explicou que a maioria dos gerentes e marcadores foi treinada em meados de dezembro, mas ainda restavam muitas dúvidas. “Porque o sistema só começou a funcionar, efetivamente, agora no dia 16, então existem pequenos problemas, mas é um sistema que é interligado. Capacitamos gerentes e marcadores não só da nossa rede, mas do interior do estado também, pois Aracaju é o município que regula consultas e exames de vários municípios que foram pactuados. Tivemos que treinar todos os prestadores, tanto os nossos, como o Cemar, quanto os contratados”, ressaltou.

Para a gerente da UBS Amélia Leite, Deise Borges de Brito, foi uma reunião muito produtiva porque os gerentes e marcadores tiraram várias dúvidas sobre o manuseio da nova ferramenta. “Ficou acertada uma nova reunião daqui a 15 dias, em 1° de fevereiro, juntamente com toda a equipe para saber se todos os problemas foram resolvidos. Aqui foi um momento muito bom de aprendizado e de tirar dúvidas, pois este novo sistema é para a melhoria dos usuários”, destacou.