População renova expectativa com obra de infraestrutura na Euclides Figueiredo

Agência Aracaju de Notícias
22/01/2019 09h10

Não é de hoje que a avenida Euclides Figueiredo tem destaque pelos transtornos ocorridos nela. A população que vive na localidade ou em suas proximidades chegou a perder as esperanças de que alguma solução pudesse ser dada para sanar os constantes problemas na região. No entanto, o primeiro passo para uma nova realidade foi dado com a assinatura da ordem serviço para as obras de infraestrutura na avenida que é uma das mais movimentadas da capital. 

A obra tem como principal objetivo resolver, definitivamente, os problemas históricos de alagamentos na região, nos períodos chuvosos. O trecho beneficiado será a partir da rótula do bairro Lamarão, se estendendo por cerca de 1,3 km entre os bairros Soledade e Dom Luciano. O empreendimento compreende a implantação e micro e macro drenagem, acessibilidade e sinalização. Nessa obra, a Prefeitura de Aracaju vai realizar a fresagem no pavimento, que consiste na retirada da antiga pavimentação para ser executada uma nova camada asfáltica. 

Com previsão de término para novembro deste ano, a obra conta com um investimento no valor de R$7.621.233,93, conveniados com o Governo Federal, e R$200.389,76 em recursos próprios.

Proprietária da primeira casa construída na avenida, dona Celita Andrade Santos mora na região mais da metade dos seus 88 anos e acredita ver a localidade melhor. “Já vi de um tudo na avenida e os problemas são muitos, mas, nesse meu tempo de vida, aprendi que a gente tem que sempre esperar que o melhor aconteça e, agora, parece que chegou a hora. Acredito nessa gestão da Prefeitura”, destacou.

Dona Gilvania Oliveira dividiu muita insatisfação com dona Celita, sua vizinha, mas, agora, deseja compartilhar a esperança de dias melhores. “Nosso maior problema é quando chove. Pode ser apenas uma chuva leve, mas, alaga. Então, a gente só quer que essa situação seja resolvida. Saber que tem uma gestão que pensa em soluções, nos deixa aliviados e quero ver essa avenida muito melhor”, ressaltou a moradora. 

Seja para quem mora ou tem um comércio na localidade, a obra representa valorização. “Cheguei a ficar desesperançosa. Mora há 16 anos na Euclides e há dois mantenho um comércio. Nas condições que estamos hoje, não dá, são muitos os transtornos. Com a obra, espero que possamos respirar mais aliviados. É um sinal para mantermos a esperança”, afirmou Jéssica Rodrigues.

Por já ter visto muitos paliativos serem feitos na avenida, Michel Santos também chegou a desacreditar que uma obra definitiva fosse chegar, porém, pode renovar as expectativas. “Sei que serão alguns meses convivendo com a obra, mas, imagino que só temos a ganhar com ela. A gente precisava era de um trabalho grande como esse que será feito para poder resolver o problema”, considerou. 

Dona Zélia Gonzaga também está esperançosa. “Há muito tempo a gente lutava para que algo concreto fosse feito. A situação da avenida é preocupante, mas, o desejo é que venha o melhor e sinto que agora a obra vai sair para resolver de vez os problemas que passamos aqui diariamente”, frisou.