Edvaldo acompanha início dos trabalhos de prevenção às chuvas em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
21/01/2019 11h20

O período das chuvas intensas já se aproxima e para evitar que as áreas mais vulneráveis de Aracaju sejam afetadas, a Prefeitura deu início, na manhã desta segunda-feira, 21, a intensificação dos serviços preventivos, com a limpeza de canais. O trabalho, que envolve as empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb), Obras e Urbanização (Emurb), e é acompanhado pela Secretaria Municipal da Defesa Social, através da Defesa Civil, e pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), começou pelo Largo da Aparecida, localizado no bairro Jabotiana.

A medida foi solicitada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que esteve no local para verificar o andamento dos trabalhos. “Hoje iniciamos uma campanha preventiva. Estamos começando pelo Largo da Aparecida porque é uma das áreas que mais sofre com as chuvas de inverno. Estamos desobstruindo as bocas de lobo e vamos fazer a limpeza completa do canal para evitar possíveis alagamentos. Também vamos  realizar intervenções nas proximidades do rio Poxim para que possamos minimizar os efeitos”, explicou o gestor municipal.

Durante a visita, Edvaldo informou, também, que o calendário estabelecido contemplará outras regiões da cidade. “É um trabalho que será feito paralelamente a agenda cotidiana. Em 2017, quando assumimos a gestão, enfrentamos chuvas pesadas que alagaram vários pontos da nossa capital. O Largo da Aparecida foi um deles. Então, estamos tomando providências, nos antecipando e criando condições para que as águas possam escoar rapidamente. É com prevenção que se vence as catástrofes”, destacou.

Reunião

Na semana passada, o prefeito Edvaldo Nogueira solicitou uma reunião com os secretários envolvidos na ação para planejar o calendário das atividades. Além de estabelecer o cronograma, ficou definido que os órgãos municipais acompanharão, de perto, as condições dos canais, com a finalidade de identificar os pontos que necessitam de ações mais frequentes.

Todos os órgãos envolvidos na ação integram o Gabinete de Crises, criado pelo gestor municipal com o objetivo de traçar estratégias que venham a preparar a cidade para as chuvas. “Já no ano passado, nosso gabinete atuou preventivamente e tivemos resultados muito positivos. Aracaju enfrentou bem as chuvas. Neste ano, começamos ainda mais cedo para que possamos passar mais uma vez por esta época do ano sem transtornos e dificuldades”, enfatizou Edvaldo.