Prefeitura registra menor número de alagamentos nos últimos dois anos

Obras e Urbanização
22/01/2019 11h10

A Prefeitura de Aracaju está antenada com os preceitos modernos de governança e subsidiada com os parâmetros administrativos mais adequados para mitigar os problemas urbanos e superar barreiras sociais existentes na capital. A atual gestão elaborou o Planejamento Estratégico (PE) composto por quatro eixos principais e 49 projetos estruturantes, que estão alinhados à diretriz de tornar Aracaju uma cidade humana, inteligente e criativa. Na infraestrutura, os investimentos já apresentam os primeiros resultados: entre obras concluídas, em andamento e recentemente reiniciadas, o prefeito Edvaldo Nogueira já aplicou mais R$ 127 milhões em implantação e ampliação do sistema de drenagem do município, colaborando decisivamente para a significativa diminuição dos alagamentos registrados em anos anteriores.

Outra medida importante adotada foi a criação Plano de Contingenciamento, envolvendo órgãos da administração municipal, e cujo objetivo é traçar um cronograma de trabalho baseado na prevenção e recuperação das adversidades criadas pelas chuvas. Mais uma vez, a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), trabalha para se antecipar às chuvas de março que caem com maior incidência e acabam criando pontos de retenção na microdrenagem e aumento do volume de águas dos canais.

Nos últimos meses, a Emurb estendeu o cronograma de trabalho para os fins de semana, ampliou o número de equipes e chegou a atender mais de 600 ruas ao mês, com recuperação, desobstrução e substituição de manilhas. O trabalho é seguido de novas vistorias, a fim de evitar que entulhos e lixo descartado nas proximidades dos bueiros, a exemplo de garrafas pets, caixas de papelão e até restos de comidas.

"Mesmo com todo este esforço e a substancial diminuição dos alagamentos, devemos reconhecer que alguns motivos históricos e preponderantes para eventuais transtornos em época de chuvas, entre eles, a formação geológica de Aracaju, as condições climáticas que interferem na dinâmica urbana da cidade e algo que, mesmo com todo o trabalho dos órgãos municipais, ainda persiste: a descarte de entulho de pequenos porte nas vias públicas", explica o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, que apela aos aracajuanos para evitarem jogar lixo nas ruas e avenidas da cidade.

População reconhece

As palavras do secretário são referendadas por quem já conviveu com alagamentos e inundações, como é o caso do cabeleireiro Adailton Silva, morador da comunidade do Largo da Aparecida, bairro Jabotiana, e que já viu de perto o impacto que as chuvas no local. "A gente sempre fica com medo durante as chuvas porque os canais podem inundar ou o rio Poxim transborda e entra água em nossas casas. Com este trabalho, a gente pode ficar mais tranquilo", afirma o cabeleireiro.

A dona de casa Letícia Campos sabe que não é a chuva isoladamente que causa problema. "Se a gente não tem cuidado com o lixo doméstico e joga na rua, cedo ou tarde ele vai voltar junto com a água. Isto todo mundo sabe, mas é preciso ter consciência de não fazer este tipo de coisa. Se as águas entrarem em casa, não adianta reclamar nem pôr a culpa na natureza, ou na Prefeitura", adverte dona Letícia.

Solicitação

Para registrar alguma solicitação, a população pode entrar em contato com a assessoria de comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, enviando um e-mail para comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, ou ainda por meio dos perfis do órgão nas redes sociais.