Assistência promove passeio ao Fantástico Mundo do Peter Pan para crianças e adolescentes assistidos

Assistência Social e Cidadania
22/01/2019 12h34

O imaginário de uma criança pode levá-la a lugares mágicos e encantadores, onde moram fadas, piratas e duendes. Na vida real, até existem locais como estes, onde há castelos, princesas e muitos brinquedos, mas o acesso ainda é muito restrito. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, busca proporcionar às crianças e adolescentes atendidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) momentos de lazer, diversão e de pertencimento. Nesta terça-feira, 22, por exemplo, foi dia de levar os pequenos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Cras Madre Tereza e Gonçalo Rollemberg ao “Fantástico Mundo do Peter Pan”, instalado no RioMar Shopping.


Pelo menos uma vez por mês é selecionado um espaço para que as crianças possam conhecer e explorar cada particularidade do local visitado. Ambientes históricos, culturais e de lazer que, acima de tudo, proporcionam momentos de muito aprendizado e liberdade. As visitas têm como principal objetivo fazer com que os pequenos assistidos pelas unidades da Assistência Social se reconheçam nos locais visitados e entendam a importância da apropriação dos espaços públicos, além disso, as oportunidades também são essenciais para fazer com que as crianças e adolescentes beneficiados enxerguem as diversas possibilidades de diversão e aprendizado dos locais visitados.
 
Quase 20 meninos e meninas puderam desbravar as aventuras oferecidas pelo navio pirata do ‘Capitão Ganho’, que está ancorado na praça de eventos do shopping. Armadilhas, barris com bolinhas, escalada para o navio, escorregador, um passeio ao lado do Peter Pan e muitos jogos temáticos puderam ser desfrutados pelos pequenos que acordaram cedo, ansiosos para embarcarem na aventura.

Uma dessas crianças foi a Larissa Evelyn Bispo, que completou, hoje, 10 anos de idade. Para ela, um grande presente logo cedo. “Foi uma manhã de diversão. Brinquei muito com os meus coleguinhas. Como hoje é o meu aniversário, esse passeio foi o primeiro e, talvez, o único presente que receberei. Estou muito feliz”, conta emocionada.
 
De acordo com a educadora social, Gleiseane Santana dos Santos, uma das responsáveis por acompanhar os meninos e meninas no passeio ao shopping, nas ocasiões são trabalhadas diversas questões como a socialização e o fortalecimento de vínculos comunitários. “Aqui temos crianças que, em sua grande maioria, não saem dos seus bairros para outros locais. Estamos promovendo o acesso a lugares que podem ser bastante aproveitados por eles. São ambientes de aprendizado, lazer e de socialização. Queremos fazer com que os pequenos se enxerguem como cidadãos de direitos e que o acesso a esses locais também é um direito de cada um aqui”, destacou.