Macrodrenagem no Santa Maria avança e ganha proteção metálica

Obras e Urbanização
23/01/2019 09h06

De uma só vez, a Prefeitura de Aracaju está finalmente ampliando e regularizando os sistemas de micro e macrodrenagens das zona Sul e Zona de Expansão com obras estruturantes concluídas ou em andamento nos bairros 17 de Março, Aeroporto, Aruana e Santa Maria. Apenas nestas localidades, estão sendo investidos aproximadamente R$ 40 milhões na infraestrutura, urbanização e saneamento que em alguns pontos sequer existiam, ficando vulneráveis a alagamentos e a proliferação de doenças infectocontagiosas provocadas por vetores como os insetos.

No Santa Maria, a gestão municipal beneficia os 50 mil pessoas que moram na antiga Terra Dura com recursos aplicados em obras que totalizam R$ 10 milhões, conveniados com o Governo Federal. As obras estruturantes que estão transformando quase 100 ruas situadas nas comunidades Invasão da Terra Dura e Santa Maria, no loteamento Senhor do Bonfim, e nos conjuntos Padre Pedro e Valadares, e representam mudanças na paisagem e proporcionando mais cidadania e dignidade para cada família que mora nestes pontos da capital.

O canal corta o conjunto Padre Pedro e está sendo revitalizado e urbanizado, praticamente finalizado. Nos últimos dias, os serviços se concentram já na implantação de defensas metálicas nas margens do canal, garantindo segurança para quem transita pelas ruas do entorno e desempenhando o papel de barreira de contenção conta acidentes.

Toda a obra já está com 40% concluída, mas as etapas referentes à Invasão do Santa Maria e Terra Dura estão com um percentual menor, explica o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari. "Mesmo tendo sido iniciadas quase que simultaneamente, a parte correspondente ao Padre Pedro e adjacências teve uma celeridade e especificamente a construção deste canal teve um ritmo bem satisfatório. Isto foi necessário para evitar que as chuvas chegassem sem que o canal estivesse pronto e eventuais alagamentos fossem registrados nesta área, ou, ainda pior, a obra tivesse que ser pontualmente suspensa", diz Ferrari.

Ferrari relata ainda que os serviços realizados nas bordas do canal são necessários para evitar que o canal seja assoreado. "Além das defensas, os operários estão trabalhando na construção de ciclovias e calçadas, reforço das estruturas que asseguram os postes de energia pública e demais equipamentos urbanizadores que estão dentro do projeto", finaliza o secretário.