Trabalhadores atuam diariamente para garantir serviços essenciais nas ruas de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
23/01/2019 11h00

Eles passam quase que despercebidos em meio à rotina agitada da capital. Os trabalhos que desenvolvem estão por todos os cantos e são constantes. Dia após dias, funcionários e terceirizados da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realizam ações de formiguinha, mas que, cotidianamente, vão mudando o cenário da cidade. Ao todo, são 992 trabalhadores nas ruas de Aracaju realizando serviços de limpeza, coleta de lixo, poda de árvores, manutenção das vias, entre outras ações.

No que se refere aos serviços da Emsurb, envolvem ainda as empresas que ganharam a licitação da limpeza de Aracaju: BTS, Torre e Cavo. Os trabalhos são divididos em três setores, o da zona Norte, o Central e o da zona Sul da cidade. "O intuito foi equilibrar as ações de limpeza nesses três setores para que não haja aquela sensação de que cuidamos mais de uma região do que de outra. Pelo contrário, damos atenção igualitária a todos os locais. A programação é feita diariamente, com antecedência de dois a três dias, e os serviços não param", afirmou o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes.

O diretor de Operações explicou que, para além do cronograma, as equipes da Emsurb fazem monitoramento pela cidade rotineiramente, tudo para manter o equilíbrio das ações. "Eu mesmo, como diretor, além do coordenador e de dois gerentes fazemos esse monitoramento pessoalmente. A gente setorizou a cidade e cada um faz a vistoria antes mesmo do início da programação porque, havendo uma necessidade extra, realocamos as equipes para uma demanda específica e mais urgente. Um dessas demandas é com relação aos canais da cidade. Sempre estamos atentos à manutenção da limpeza deles porque, em períodos de chuva, podem representar um problema para a população", esclareceu.

Parte dos serviços vem através da população que requisita e, dentro de um cronograma e organização, é atendida. Um número considerável de ações solicitadas tem a ver com os trabalhos da Emurb. "Diariamente, executamos serviços essenciais para a estrutura da cidade, como a manutenção da malha viária, desobstrução da drenagem, fiscalização operacional, terraplenagem, patrolamento, limpeza de fossa e recuperação de calçadas e passeios públicos. Temos a responsabilidade de atender quase 650 mil pessoas que vivem nos 40 bairros da cidade e isto é um desafio enorme. Mas, temos equipes que atuam todos os dias de Norte a Sul, trabalhando com isonomia e sem distinção. Além de nossa equipe técnica identificar os serviços necessários na cidade, não temos problema em dialogar com os cidadãos, pelo contrário, é uma determinação do prefeito Edvaldo Nogueira receber a população e atender os pleitos conforme as possibilidades e no tempo razoável", ressaltou o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.

Tanto a Emsurb como a Emurb possuem canais em que a população pode solicitar serviços. São eles: Emsurb - (79) 3021-9908; Emurb - (79) 3179-1600.