Gestores da SMS participam de Fórum sobre boas práticas de Saúde na Atenção Primária

Saúde
24/01/2019 17h50

Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participaram na tarde desta quinta-feira, 24, do Fórum de Discussão sobre Boas Práticas de Saúde na Atenção Primária. O evento aconteceu no auditório da Universidade Tiradentes (Unit) e o público alvo foram alunos do 10º período dos cursos de saúde.

Segundo a coordenadora do Serviço Social, Sindaya Belfort, essa é uma oportunidade que o estudante tem de conhecer melhor a rotina e os programas desenvolvidos na SMS. “A ideia hoje foi apresentar o SUS e as ofertas da nossa Rede de Atenção à Saúde de Aracaju, pois é importante que os alunos conheçam a dinâmica de funcionamento da Secretaria antes de irem para campo”, argumentou.

De acordo com a coordenadora da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde (RPVAS), Cristiane Ludmila, o objetivo da participação dos Programas Municipais foi chamar a atenção dos estudantes. “Alertamos para o olhar diferenciado e cuidadoso que os estudantes precisam ter com a população que vai até uma das nossas redes de saúde", disse.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde do Adulto e do Idoso, Patrícia Ribeiro, o encontro de hoje faz parte de um trabalho maior, pois a SMS já desenvolve uma parceria com a Unit. “Desenvolvemos várias atividades com os estudantes nas nossas redes, porque eles precisam ficar bem alinhados com a assistência da nossa população”, afirmou.

A coordenadora do Programa Saúde da Criança, Cerisa Bonfim falou que é fundamental esclarecer aos estudantes, os eixos estratégicos de atenção integral à saúde da criança. “Trabalhamos os eixos de ações que compõem a atenção integral à saúde da criança, apontando estratégias e dispositivos para a articulação das ações e da rede de serviços de saúde através de suas frentes de trabalho com foco prioritário para a redução da mortalidade infantil”, falou.

Já para a coordenadora do Programa Saúde do Homem, Kamila Fialho, é importante a conscientização dos novos profissionais com a saúde do homem. “Existem muitos desafios a serem superados. É importante buscar a intensificação do cuidado com a saúde do homem. Precisamos incutir na cabeça do público masculino que a Unidade também é dele, e que cuidar da saúde pode e deve ser uma prática recorrente para todos”, disse.

A estudante Adriana dos Santos, que está prestes a iniciar o estágio, acha essencial a participação no Fórum para conhecer as demandas da atenção primária. "Muitos dos assuntos abordados aqui a gente já tinha estudando em sala de aula ao decorrer do curso. Mas, agora, tivemos a oportunidade de fazer uma revisão e aprimoramento do cotidiano das Redes de Atenção à Saúde de Aracaju”, enfatizou.