Parceria público-privada contribui para a revitalização de áreas verdes da capital

Serviços Urbanos
25/01/2019 16h45


Quem circula por Aracaju percebe que a cara da cidade está sendo transformada. Além das ações de limpeza urbana e manutenção que acontecem nos quatro cantos da capital, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), trabalha também para revitalizar as áreas verdes e demais espaços públicos, a exemplo de praças e canteiros que, em algumas localidades, recebem os cuidados por meio da parceria público-privada que permite a adoção desses locais. 

Atualmente, dez empresas possuem termos de adoção de espaços na capital. Cada contrato de adoção tem duração de um ano, podendo ser renovado. “Parcerias dessa natureza são fundamentais na reconstrução da cidade de Aracaju. Além disso, auxiliam a Prefeitura na redução de custos necessários para a manutenção dos logradouros públicos”, enfatizou o presidente da Emsub, Luiz Roberto Dantas.

Há mais de dez anos, o shopping Jardins realiza a manutenção dos canteiros localizados nas avenidas Deputado Silvio Teixeira, Jornalista Santos Santana e parte da Ministro Geraldo Barreto Sobral. O serviço inclui limpeza dos gramados, cultivo e substituição das plantas.  “Entendemos que zelar pela cidade é uma demonstração de amor pelo lugar onde vivemos. Cada um de nós pode colaborar com a manutenção dos espaços – sejam públicos ou privados - , adotando atitudes simples como não jogar lixo no chão, não arrancar flores e plantas dos jardins, recolher os resíduos deixados pelos animais de estimação, não escrever nem desenhar no mobiliário urbano e denunciar qualquer ato de vandalismo aos órgãos competentes. A parceria público-privada é importante para que as empresas possam dar uma contribuição a mais e retribuir o carinho da população, auxiliando na preservação da cidade, na manutenção da sua beleza e colaborando com a qualidade de vida dos cidadãos”, destacou o superintendente do shopping Jardins, Jaryo Lima.

A parceria com o poder público para a revitalização de espaços de convivência já é uma realidade também para os moradores do condomínio residencial Ariovaldo Souza, na Aruana. No ano passado, a Emsurb entregou aos administradores do local o termo de adoção para conservação e manutenção da praça localizada na rua Maria Vasconcelos de Andrade. “Desde que adotamos a praça os condôminos e outros moradores das redondezas, passaram a ter uma relação mais intensa com o local. Todo final de tarde crianças e adultos usufruem da pracinha e isso é muito legal. Cria uma atmosfera boa e demonstra que quando somamos forças com a prefeitura todos saem ganhando”, afirmou o subsíndico, Paulo Afonso de Oliveira.

A adoção

Qualquer empresa, associação de moradores ou pessoa física pode adotar um espaço público. Após demonstrar o interesse, a Emsurb verifica se o interessado terá condições de arcar com a manutenção e, logo após, o contrato é assinado. Quem adota fica responsável pela limpeza, irrigação, adubação e podação das árvores, além de apresentar um plano para arborizar ainda mais o local.