Gestores de Aracaju e do Estado discutem fluxo de atendimentos da Rede de Urgência

Saúde
25/01/2019 17h20

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, participou no final da manhã desta sexta-feira, 25, da reunião sobre o alinhamento de fluxo  de atendimentos da Rede de Urgência com gestores das secretarias Municipal e Estadual da Saúde (SMS e SES).

De acordo com Waneska, a ideia é trazer de volta a discussão do redesenho da Rede de Urgência, visto que está havendo uma demanda superior à da capacidade instalada do Plano Estadual da Rede de Urgência. “Para evitar que haja sobrecarga nas unidades hospitalares e que a permanência de pacientes com complexidade acima da capacidade dos nossos equipamentos, nós estamos afinando essa discussão com o Estado. Este alinhamento visa redefinir as retaguardas para os pacientes, principalmente os internados, e uma certa rapidez  na transferência daqueles pacientes mais graves que ficam nas salas de estabilizações e que ultrapassam a capacidade instalada da unidade”, explicou.

Na próxima quarta-feira, 30, ficou acertada mais uma reunião para evoluir nessa discussão, criando o instrumento que caracteriza qual é o perfil do paciente. “Diante desse perfil, vamos saber quais são os leitos de retaguarda que nós podemos encaminhar estes pacientes, para que  consigamos diminuir a permanência deles em unidades que não tenham continuidade no tratamento, e eles possam ir para o local adequado para o tratamento”, completou a secretária municipal da Saúde.

Segundo o diretor de Atenção Integral à Saúde (DAIS), João Lima Júnior, esta reunião é a continuidade de outras duas que já existiram com a secretária Waneska e o secretário de Estado da Saúde, Valberto Lima, e todo o corpo diretivo da SMS e da SES. “Estes encontros têm por objetivo discutir um pouco melhor a relação de fluxos e responsabilidades da Rede de Urgência e, em especial, a de Aracaju. Existem duas unidades estratégicas importantes, como o Nestor Piva, que é gerenciado pelo município de Aracaju, através de uma empresa, e o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), que é o único de alta complexidade de Sergipe e que tem uma porta para atendimentos da Área Azul, para pacientes de menor complexidade”, destacou.

Para João Lima, é preciso que as questões fiquem muito bem alinhadas. “Para que possamos, à luz dos protocolos que já existem construídos, ver a possível necessidade de ajuste para ter uma relação harmônica no sentido da urgência com o foco no melhor atendimento ao usuário, em especial ao usuário do SUS Aracaju”, enfatizou.

Participaram da reunião, além da secretária Waneska e do diretor João Lima, o coordenador da Rede de Urgência e Emergência (Reue) da SMS, Júlio César Lima; o assessor jurídico da SMS, João Vítor Mota; a técnica da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Camile Arruda; a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) da Reue, Talita Siqueira; o representante da empresa Centro Médico do Trabalhador, que está gerenciando o Nestor Piva, Marco Aurélio Gomes Pinto; e os gestores da SES: o diretor técnico do Huse, Wagner Andrade; o coordenador do Complexo Regulatório de Saúde, Clóvis França; a superintendente do Samu Sergipe, Conceição Mendonça; a assessora do Samu Sergipe, Sheila Almeida e a coordenadora da Rede de Urgência, Jurema Viana.