Emsurb mobiliza equipes para manter regularidade na limpeza e monitoramento de canais

Serviços Urbanos
28/01/2019 17h01


Com a incidência das chuvas de verão na capital, as ações que visam manter a regularidade na limpeza e no monitoramento dos canais foram reforçadas pelas equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Nesta segunda-feira, 28, os trabalhos aconteceram por diferentes métodos nos bairros Santa Maria, Novo Paraíso e Bairro Industrial. Os serviços integram o plano preventivo da Prefeitura de Aracaju para evitar transtornos ocasionados pelas instabilidades climáticas nesse período do ano.

Os trabalhos dos agentes para manter a passagem de água nos canais livres, sem sedimentos, lixo ou obstrução de qualquer natureza, têm evitado, por exemplo, situações de alagamentos em alguns pontos críticos na cidade. No bairro Santa Maria, na avenida Vasco da Gama, cerca de 33 agentes trabalham desde o último sábado, 26, para retirar o lixo descartado irregularmente dentro do canal bem como remover a vegetação que margeia o local. O serviço das equipes se estende até a próxima quarta-feira, 30.

“Muitos canais que cortam os bairros de Aracaju são interligados, por isso, nosso trabalho tem sido baseado na prevenção. Um canal quando obstruído, impede que a água desses bairros siga o fluxo normal. Com a vazão reduzida, a drenagem ocorre de maneira mais lenta, as águas se acumulam e causam os alagamentos”, explicou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

No conjunto Lourival Batista, no Novo Paraíso, o uso da máquina escavadeira hidráulica permitiu aliviar com mais rapidez o escoamento do fluxo das águas pluviais da localidade.  No loteamento Marivan, no bairro Santa Maria, os resíduos do fundo do canal foram removidos com a utilização de uma retroescavadeira.

Já no Bairro Industrial, na avenida Filadelfo Dórea, os agentes deram continuidade à limpeza pelo método de barragem móvel, onde uma lona é utilizada para represar parte da água do canal, por meio de uma bomba de sucção, e em seguida, a equipe entra no canal e retira a lama depositada no fundo. Após a equipe sair, a barragem é liberada e toda a água represada transporta a sujeira e desentope alguns dutos com a correnteza.

Cronograma

O serviço de limpeza, executado por equipes da Diretoria de Operações (Dirop), acontece de maneira intensa durante todo o ano, seja pelos métodos mecanizado, manual e de barragem móvel. A ação, acontece a cada três meses, podendo ser este prazo antecipado ou prorrogado conforme necessidade. Segundo a Dirop, o próximo bairro a ser atendido será o 17 de Março.