Modelagem de processos permitirá ganho de produtividade na Seplog

Planejamento e Orçamento
30/01/2019 17h37

A adoção de novas metodologias de trabalho e a busca pelo aperfeiçoamento tem sido a tônica do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), visando atender as premissas estabelecidas no Planejamento Estratégico, que é o indutor de diversas iniciativas na administração municipal. Uma dessas ações consiste no mapeamento e modelagem de processos de trabalho, analisando criteriosamente todas as etapas até a sua execução final. São múltiplas ações realizadas no âmbito da Seplog que foram criteriosamente detalhadas para serem aperfeiçoadas.

“Conforme estabelecido pelo prefeito Edvaldo Nogueira, nossa meta é contribuir para transformar Aracaju numa cidade cada vez mais humana, inteligente e criativa, contribuindo para a qualidade de vida de cada cidadão. Na Seplog, estamos nos debruçando sobre centenas de processos que realizamos, avaliando minuciosamente todos os recursos humanos e materiais utilizados. Isto nos fornecerá um panorama factível para implementarmos nosso processo de modernização através da gestão da qualidade”, explica o secretário em exercício da Seplog, Adriano Bezerra Bispo.

Análise

Os processos relativos a cada uma das coordenadorias da Seplog foram representados por fluxogramas, contando com a previsão de todos os recursos sistêmicos necessários à sua tramitação. A partir dessa representação, se faz possível identificar todos os pontos passíveis de melhoria, etapas redundantes e gargalos que possam impactar na conclusão das atividades.

O objetivo, a partir daí, passa a ser constatar a necessidade de “redesenho” dos processos, melhorar a comunicação entre áreas e, quando possível, automatizar as atividades desenvolvidas por cada setor. A meta é projetar como os processos poderão ser realizados no futuro, de forma otimizada, economizando tempo e recursos.

Para conhecer o modelo de modelagem dos processos de cada uma das coordenadorias da Seplog, basta acessar o portal da Prefeitura de Aracaju (www.aracaju.se.gov.br), em “Secretarias” clicar em Seplog; na sequência, clicar em “Gestão da Qualidade” e conferir os fluxogramas dos principais processos que representam as demandas apresentadas à Seplog.