Projeto do NPD une DJs da capital para promover residência artística musical

Cultura
31/01/2019 14h40

Um espaço para a troca de experiências e criação artística que propicia aos DJs uma expressão privilegiada para aproximar o público da diversidade, significado e valor das relações entre arte e carnaval. Com a temática "Vou Ocupar seu Coração: o Grito de Carnaval", os DJs D'Gordo, Juarez e Mavi começaram na quarta feira, 30, no Centro Cultural de Aracaju (CCA), a residência artística sob a coordenação de Eduardo Montezuma. A realização é do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju.

Os artistas estão preparando, coletivamente, o setlist para o Grito de Carnaval que encerra o Ocupe de Verão 2019 no dia 27 de fevereiro. Em sua composição terão apresentações plurais de diferentes gêneros e a pretensão é unir as diferentes vertentes dos DJs para carnavalizar. Em média, está previsto para ambos dias a duração de 2h de apresentação e, no último dia, haverá divisão entre os talentos, a fim de construir realmente uma história entre os participantes.

O produtor musical, cantor e compositor Eduardo Montezuma diz que sua experiência no ramo será um ponto positivo para agregar na ação cultural. Montezuma, considerados um dos maiores ícones da música eletrônica no estado,  relata  que, aos  primeiros passos do projeto, seu papel principal é o de guiar os artistas. Além disso, o DJ ainda consolida o espaço do NPD como uma porta para projetos culturais.

“Um dos assuntos pautados aqui na residência foi justamente sobre a carência e  abertura de espaços como o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira para estímulo de experiências como estas. Por isso, é válido ressaltar que a Fundação Cultural Cidade de Aracaju  está promovendo isso para a gente. Podemos ser de fato quem somos, sem arestas, cada um levando seu conhecimento e intensificando”, afirma Montezuma.

A Maria Vitória Guimarães, a famosa DJ Mavi, também participou da iniciativa e relata que a imersão nas atividades e rotinas de encontros ajudou a aguçar mais seu tato para as próximas apresentações. “Como minha experiência no ramo tem pouco tempo, o ‘Ocupe de Verão: Sacada Eletrônica’ junto à realização da ‘Residência Artística: o Grito de Carnaval’ tem me proporcionado  uma vivência intensa com o pessoal,  como o fato de acrescentar mais informações aos meus estudos e, assim, incorporar as técnicas, conhecimento musical, as questões voltadas a utilização de equipamento e, principalmente, suas referências”.

Quem são os DJs contemplados?

Na maratona do Ocupe de Verão serão três artistas sergipanos, dentre os selecionados, Maria Vitória Guimarães Nascimento, 21,  também conhecida como a DJ Mavi, natural de Aracaju (SE). Ela explica que o mundo da música sempre despertou o seu interesse, mas no pop, indie e música eletrônica foi o espaço em que se encontrou. O debut da DJ ocorreu em 2018, mas já tocou em festas com selo nacional, a exemplo da Rocknbeats. Sua identificação com o público e seu 'feeling' musical elevam as emoções, deixando seu repertório flexível e suave, transformando eventos em experiências.

Já o produtor musical DJ Juarez, 21 anos,  ingressou na carreira em meados de abril de 2017. Victor Juarez Ribeiro Mendonça tem estilo Open Format (onde toca de tudo um pouco nos gêneros musicais) dentre eles o  Eletrônico, Funk, Reggaeton, Trap. O artista vem cada vez mais se atualizando no mercado da música  e já tocou em uma das melhores casa de show de Sergipe, dentre elas estão a 705, Villa Hits, Subúrbia e Armazem Avenida. Além disso, tocou com alguns nomes nacionais como Tonny Canabrava, Jerry Smith, Cacife Clandestino e entre outros nomes.

E, por fim, DJ D’Gordo, que tem uma história de relação profunda com a  mudança. Isso porque, ao ser dançarino break, um dos elementos do Hip Hop, o artista acabou observando o trabalho dos DJs que tocavam em suas apresentações e decidiu começar na discontagem. Na música, o DJ permeia pelos estilos ragga, dance-roll, bum beep, entre outros.