Prefeito Edvaldo Nogueira acompanha ações da Emsurb no Santa Maria

Serviços Urbanos
31/01/2019 17h33


Quem circula pelo bairro Santa Maria, um dos mais populosos da cidade de Aracaju, percebe que a realidade do local está sendo transformada. A mudança se deve ao esforço diário da administração municipal, que, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza ações de limpeza urbana e manutenção que promovem a qualidade de vida aos moradores. A partir dessa gestão, mutirões com serviços de capinação, pintura de guias, roçagem mecanizada, varrição e limpeza de canais são realizados com frequência. 

Na manhã desta quinta-feira, 31, o prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou de perto o andamento das ações e, especialmente, a limpeza de um dos canais que cortam o bairro. “Desde o ano passado estamos fazendo um trabalho preventivo de limpeza dos canais para evitar possíveis alagamentos e para que nossa cidade tenha condições de resistir melhor às chuvas. Iniciamos pelo bairro Jabotiana, pela proximidade do rio Poxim e por ser uma das áreas que mais sofre com as chuvas. Fizemos toda a drenagem da região e vamos realizar em toda cidade, melhorando, assim, a qualidade de vida das pessoas”, enfatizou prefeito.

Nos últimos meses, os demais canais do bairro Santa Maria, como os das avenidas Ôba, Vasco da Gama, Auxiliar e os que passam pelo loteamento Prainha, o canal dos Gabiões e o canal localizado nas proximidades do colégio Vitória do Santa Maria, foram atendidos pelas equipes da Diretoria de Operações da empresa municipal. Além disso, as canaletas nas proximidades do Morro do Avião foram desobstruídas pelos agentes. “Existe uma orientação do prefeito para que o cronograma de serviços atenda todos os bairros da capital. Para o  Santa Maria, nos conjuntos Valadares, loteamentos Marivan, Paraisópolis, Sovaco da Gata, Jardim Recreio e residencial Santa Maria, além da limpeza dos canais, levamos mutirões e serviços diários, a exemplo da coleta de lixo que, regularmente, acontece às terças, quintas e sábados”, explicou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Reconhecimento

Todo o esforço da administração municipal para manter a limpeza urbana e, com isso, transformar a paisagem do bairro Santa Maria, vem ganhando o reconhecimento dos moradores dos loteamentos e conjuntos residenciais da localidade, que se diziam abandonados pela última gestão. “Com Edvaldo as coisas aqui melhoraram cem por cento. Passamos um período esquecidos, mas ele chegou e está mostrando serviço desde o primeiro ano da sua gestão”, declarou o aposentado José Augusto Barros, que mora há mais de 20 anos no loteamento Paraíso do Sul.

Para Antony Costa Silva, liderança comunitária do conjunto Valadares, a Prefeitura de Aracaju está fazendo um bom serviço na região. “Nossa realidade hoje é bem diferente de tempos atrás. Temos a coleta regular de lixo e as ruas e avenidas são limpas constantemente, o que falta é a colaboração da população para manter o bairro cada vez mais limpo”, afirmou.

A contribuição da população para manter o bairro organizado também foi lembrada pelo senhor Gilson Menezes. “Os moradores devem parar de cobrar só do poder público e lembrar de fazer a sua parte”, comentou ele que trabalha em uma das principais avenidas do Santa Maria, a Alexandre Alcino.