Emsurb e Semict concluem processo para regularização dos barqueiros da Orla Pôr do Sol

Serviços Urbanos
31/01/2019 20h28


O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, esteve reunido na tarde desta quinta-feira, 31, juntamente com o secretário municipal interino da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Ricardo Mascarello, com representantes da Associação Sergipana dos Proprietários de Embarcações e Turismo (Aspetur) e outros proprietários de embarcações. Na ocasião, foi realizado o fechamento do processo para a regularização das atividades de transporte desenvolvidas por barqueiros e donos de catamarãs da Orla Pôr do Sol Cleomar Brandi, no Mosqueiro.

Os gestores e os proprietários das embarcações chegaram a um consenso, após vários encontros onde foi discutida a minuta de decreto que será, posteriormente, publicada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que torna os barqueiros permissionários da Prefeitura de Aracaju através da concessão de alvará para circulação das embarcações, principalmente, para que estas possam ancorar e utilizar o futuro píer que será instalado com a reforma da Orla Pôr do Sol. “Com a conclusão desse processo iremos regularizar as filas, vendas de bilhetes, locais de permanência, uniformes e identificação dos permissionários, organizando assim, as atividades turísticas naquela região e evitando as situações de conflitos que existiam pela busca de clientes”, explicou o presidente Luiz Roberto.

“A reunião de hoje coroa de êxito o esforço da gestão municipal, através da Semict e Emsurb, na busca de uma solução consensual com barqueiros e empresários no sentido de disciplinar a atividade de transporte aquaviário na Orla Pôr do Sol, melhorando a oferta de serviços para os turistas que visitam este nosso belo cartão postal. Foi uma série de reuniões e ao final um documento feito com a participação de todos, um documento legitimado pelo diálogo, que é a forma como a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira se relaciona com a sociedade”, considerou o secretário Ricardo Mascarello.

A oportunidade para que os associados possam se legalizar na atividade que exercem, deixou o presidente da Aspetur, Darlan de Melo, satisfeito. Para ele, após a assinatura do decreto a categoria poderá trabalhar com mais tranquilidade, oferecendo melhores serviços aos turistas.