Saúde participa de encontro sobre práticas avançadas na enfermagem

Saúde
01/02/2019 17h18

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participou nesta quinta e sexta-feira, 31 e 1º de fevereiro, do XIV Encontro do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Encrese) e do VI Encontro Sergipano de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Ensate). Os eventos aconteceram no Hotel Orion, com o tema “Práticas Avançadas na Enfermagem”.

A SMS foi representada na mesa de abertura pela coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Monalisa Fonseca. “Buscamos aqui possibilitar discussões, troca de experiências e atualização de conhecimentos fundamentais aos profissionais de enfermagem para que eles possam garantir à eficácia de suas atividades e competências, visando assim, uma assistência de qualidade a sociedade”, ressaltou.

O evento ficou dividido em duas partes. No primeiro dia, foram debatidos temas relacionados às Práticas Avançadas na Enfermagem no âmbito do atendimento pré-hospitalar, na UTI, na legalização das práticas avançadas de acordo com a Organização Pan-americana de Saúde.

De acordo com a coordenadora da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde (RPVAS), Cristiane Ludmila, 25 enfermeiros da SMS participaram do minicurso sobre inserção do DIU. “Os profissionais participaram do minicurso de inserção do Dispositivo Intra-Uterino, conhecido popularmente como DIU, na atenção primária da assistência. Nossos profissionais estão aqui, pois já temos nas unidades fluxos para inserção do DIU e pretendemos ampliar”, relatou.
 
A enfermeira Eunice Coelho, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Hardmam, estava feliz e satisfeita com a oportunidade de participar do curso. “O planejamento familiar é um dos programas mais buscados onde trabalho e mesmo acolhendo a todos e ofertando o que temos disponível, ainda há um grande número de gravidez não planejada. Com o curso, almejo que a inserção do DIU seja mais acessível a todos, melhorando a qualidade de atendimento na atenção básica e aumentando as ofertas”, disse.