Saúde alerta sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama

Saúde
04/02/2019 18h45

O mês de fevereiro inicia com conscientização e prevenção. Isso porque, nesta segunda-feira, 4, é celebrado o Dia Mundial Contra o Câncer, e a terça-feira, 5, é a data que marca o Dia Nacional da Mamografia. Dois temas que, se debatidos e trabalhados juntos, podem evitar doenças e salvar vidas.

As datas buscam conscientizar as mulheres sobre a importância deste exame de detecção precoce do câncer de mama, além de fomentar a importância de outros exames e cuidados, que podem evitar ou diagnosticar de forma precoce a doença. Em Aracaju, as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) podem procurar o serviço de mamografia, que é disponibilizado durante todo ano pela da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital.

Desde o ano de 2009, está em vigor a Lei Federal 11.664, que garante às mulheres com mais de 40 anos a realização do exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, as UBS ofertam, através de serviços conveniados, o exame para esse público a cada dois anos. Para mulheres entre 50 e 69, a orientação é que seja feito o acompanhamento anualmente.

De acordo com dados do Programa Saúde da Mulher, o município realiza atualmente cerca de 1.400 mamografias por mês, que resulta em um número expressivo de exames ao longo do ano. “Através de prestadores de serviços, realizamos 16.786 procedimentos de mamografia bilateral para rastreamento no ano de 2018. A mamografia é considerada um exame padrão ouro para o diagnóstico do câncer de mama e a SMS disponibiliza exames suficientes, de modo que não há fila de espera”, afirmou a área técnica do programa, Maria da Graça Nunes.

Importância da prevenção

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e, por isso, o auto cuidado é indicado como forma da mulher se conhecer e identificar possíveis nódulos ou alterações mamárias. Já a mamografia é o método mais eficiente para detectar precocemente a doença, como chama atenção o secretário-adjunto da SMS e médico, Carlos Noronha. “O Ministério da Saúde indica que, se a mulher não tiver antecedentes de câncer na família, a mamografia só deve ser realizada a partir dos 50 anos. Antes dos 40 anos, o ideal é a realização de exame clínico por profissionais, até a suspeita de algum caso de lesão”, esclareceu Noronha.

Carlos Noronha também faz o alerta para uma atitude importante dentro da temática da saúde da mulher: a prevenção. Para isso, é preciso realizar não só a mamografia, mas outros exames regulares que auxiliam a saúde preventiva e a qualidade de vida das mulheres. “O pré-natal, consultas médicas, de enfermagem e de assistência social voltadas para a gestante e o planejamento familiar, tratamentos de hipertensão, diabetes, obesidade, serviço de esterilização, orientações nutricionais e para atividades físicas, além do preventivo de câncer de colo de útero e mama”, enfatizou.

Fatores de risco

Além da avaliação periódica e preventiva, é muito importante a prática de hábitos de vida saudáveis. Incentivar um estilo de vida saudável, com redução do consumo de bebidas alcoólicas, carne vermelha e alimentos processados, aumentando a ingestão de frutas e vegetais contribuem para reduzir o risco de câncer. Outros fatores de risco são: o tabagismo, o consumo de gorduras de origem animal, vida sedentária e obesidade também devem ser evitados para prevenir os tumores malignos. São raros os casos de câncer que se devem, apenas, a fatores hereditários.