Gestores municipais discutem ações para limpeza de canais em Aracaju

Serviços Urbanos
04/02/2019 17h00

Integrantes do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju se reuniram nesta segunda-feira, 4, na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para discutir mais uma vez e de forma técnica a situação dos canais da capital. A intenção é atuar, preventivamente, com medidas que minimizem qualquer situação de risco de alagamento durante período chuvoso.

“Hoje analisamos mais de perto a limpeza de dois canais específicos: a continuidade do canal do Bairro Industrial que recebe as águas do canal localizado na avenida Deputado Aírton Teles e do canal do Parque Tramandaí, no bairro Jardins, que segue até a avenida Beira Mar. Por isso, a necessidade de discussão da rede de drenagem que facilite o escoamento das águas, caso ocorram chuvas intensas e maré alta nos próximos meses”, destacou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas de Santana.

De acordo com o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, no encontro ficou definido que os representantes da Emsurb, da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) farão uma visita técnica aos pontos críticos levantados desses dois canais. “O plano é traçar linhas de ação que causem menor impacto com a limpeza e, assim, verificar de que modo podemos começar o serviço”, explicou.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto César Viana, a ideia é discutir com setores da prefeitura a desobstrução dos principais canais de Aracaju. “No ano passado tivemos uma melhoria e esse ano vamos atingir uma posição ainda melhor. O trabalho conjunto das secretarias envolvidas tem sido essencial”, acrescentou.

Participaram também da reunião o secretário da Semdec, Luís Fernando Almeida; o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari; além do coordenador geral da Defesa Civil, major Silvio Prado; do coordenador do Georreferenciamento da Sema, Roberto Peixoto; e do diretor de Operações da Emurb, José Alberto Bispo.