Assistência: crianças atendidas pelo Programa Criança Feliz fazem visita ao Oceanário de Aracaju

Assistência Social e Cidadania
05/02/2019 19h18

Pelo menos uma vez por mês, os pais e as crianças atendidas pelo Criança Feliz, programa do governo federal, implantado pela Prefeitura de Aracaju em março do ano passado, fazem visitas a pontos turísticos, históricos e culturais da capital sergipana com o objetivo de estimular a busca pelo aprendizado e também com o intuito de fortalecer os vínculos entre os pequenos e os seus pais. Nesta quarta-feira, 5, foi dia da turma conhecer os encantos de um dos locais preferidos de aracajuanos e turistas: o Oceanário de Aracaju.

Tartarugas, tubarões, diversas espécies de peixes, entre muitos outros seres marinhos é possível ser encontrado no local que atrai pessoas de todas as partes do Brasil. Acompanhados de guias, 28 crianças e seus responsáveis puderam descobrir o que há de melhor na vida aquática. Além das descobertas, a tarde também foi um momento de conscientização sobre o respeito e cuidado que devemos ter quando o assunto é preservar a vida marinha.

A dona de casa Antônia Josefa Alves é mãe do Maykon Érik, uma das crianças que são atendidas pelo programa, e de outros três meninos. Nenhum nunca teve a oportunidade de fazer uma visita ao aquário, onde se preserva um grande número de espécimes marinhos. Para Antônia, que levou os quatro filhos ao espaço foi um momento de realização e que descobertas. “Foram horas de muito encantamento em que os meus filhos ficaram, realmente, bem eufóricos. Aprenderam, viram de perto animais marinhos que só viam pela televisão, brincaram, ficaram surpresos. Até eu, com essa idade, tive muitas novidades. Ficamos sem palavras”, disse a dona de casa.

O pequeno Wallice Braz, filho da Antônia Josefa, conta que sempre teve vontade de conhecer as grandes tartarugas que conheceu através da televisão e das aulas de ciências. Para ele, o passeio pelo Oceanário foi, na verdade, a realização de um dos seus desejos favoritos. “Além de conhecer as tartarugas, ainda aprendi muitas coisas aqui com os guias. Já sabia que tinha que respeitar os animais, que não poderia maltratá-los e jogar lixo no mar, mas aqui eles disseram novamente isso. Foi muito legal”, contou.

Criança Feliz

Implantado no ano passado, o Programa Criança Feliz foi idealizado pelo governo federal. Inicialmente, 100 crianças do bairro Santa Maria são atendidas pelas ações do programa, que visa estimular através das suas atividades o desenvolvimento integral dos pequenos atendidos. Segundo a visitadora do programa, Claudia Pereira, as visitas, que são realizadas através da Prefeitura de Aracaju, complementam o processo de aprendizagem que, como consequência, contribui de uma forma significativa para o crescimento intelectual das crianças atendidas. “Desde a aplicação estamos promovendo uma série de passeios com essas famílias. Entendemos que esses encontros são importantes tanto para os pais, como também para as crianças. Esses momentos representam um momento de liberdade, algo diferente para os nossos pequenos. Estamos proporcionando oportunidades que enriquecem a visão de mundo deles”, pontuou.