Obra deve promover ações integrativas e inclusivas para a juventude do Bugio

Obras e Urbanização
06/02/2019 16h15

Há muito tempo o esporte deixou de ser visto como uma forma de lazer e saúde corporal e está adquirindo novos significados, entre eles, um aporte de política pública com foco na inclusão social. Por isso, a Prefeitura de Aracaju investe em pontos caros ao empoderamento social, incorporando ao cronograma administrativo obras, serviços e atividades que tirem da subalternidade a população que ainda precise do poder público em suas vidas. Um dos exemplos que comprova o compromisso da gestão com o esporte é a construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizado na praça Osvaldo Mendonça, no Bugio, zona Norte da cidade.

Orçado em mais de R$ 4,8 milhões, conveniados com o Governo Federal, o novo equipamento vai dispor de estruturas de atletismo e ginásio poliesportivo, com área de apoio composta de administração, sala de professores/técnicos, vestiários com chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público, além de parque infantil. O novo centro também será dotado de sanitários públicos, parque infantil, bancos, mesas, lixeiras e no entorno, um paisagismo que irá deixar o local ainda mais harmonioso e atrativo para praticantes de atividades esportivas. O projeto é uma iniciativa do Ministério dos Esportes, e Aracaju foi uma das 74 cidades de todo o Brasil em que o modelo de CIE para terrenos com 7.000 m² foi aceito pelo órgão.

Expectativa

A estudante Ana Paula Portela nasceu e cresceu no Bugio, e vê o centro esportivo como uma oportunidade para juventude aprimorar sua habilidades esportivas e evitar seguir outros caminhos que levem a ter problemas futuros. "Hoje o esporte é, ao lado dos estudos, um dos melhores caminhos para se ter um futuro digno, e esta obra abre caminhos para a juventude aqui do bairro. Podem sair daqui talentos que representem nossa cidade e nosso país em competições internacionais. Acho isto perfeitamente possível", resume.

Ao passar em frente ao canteiro das obras, o motorista Jailton Estácio demonstra satisfação e esperança de levar seus filhos para, juntos, praticarem exercícios e atividades lúdicas. Para ele "não é apenas um lugar para se fazer exercícios, mas, mais do que isso: um ponto de confraternização entre famílias". "Hoje, com tanta tecnologia, perdemos costumes básicos de convivência dentro de nossas próprias casas e as praças servem para reatar laços. Espero ver aqui essa juventude inteligente do Bugio", afirma.

Cronograma

Iniciados no segundo semestre de 2018, os serviços ainda estão nas fases basilares e se concentram principalmente na construção do canteiro, implantação das estruturas e equipamentos que serão utilizados nas fases subsequentes e remoção do solo. A criação de bases estruturais onde serão construídos os equipamentos também já tiveram início. Entre os tapumes que cercam a área, operários e máquinas realizam os serviços atendendo a legislação, os preceitos da engenharia e protegendo os transeuntes de possíveis acidentes.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, o cronograma está dentro do previsto e deve ganhar ainda mais velocidade na fase de construção dos equipamentos. "Como a obra está na fase de implantação de estruturas basilares, pode parecer que não avança, mas, na verdade, trata-se da fase um pouco mais complexa que é o que dá mais segurança e sustentação para todo o complexo a ser construído. Certamente, após superada esta fase, a obra avançará ainda mais e então as pessoas perceberão o CIE ganhando forma", detalha Ferrari.