Prefeitura realiza lotação dos profissionais do PSS para recepcionistas das unidades

Saúde
06/02/2019 18h36

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através das secretarias municipais da Saúde (SMS) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), realizou nesta quarta-feira, 6, mais uma lotação de candidatos classificados no Processo Seletivo Simplificado (PSS), para preenchimento de 60 vagas de recepcionistas para as unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital.
 
A convocação aconteceu em virtude da ampliação e do número insuficiente de candidatos que apresentaram a documentação para preenchimento de todas as vagas. Para isso, os candidatos classificados do número 78 a 137 compareceram à sede da SMS para lotação.
 
Com a convocação, 38 novos profissionais foram considerado aptos ao início do trabalho e encaminhados aos locais de trabalho. A gerente pessoal da SMS, Monique Cavalcanti, explica a importância da contratação destes novos profissionais. 
 
"Hoje, ao lotar estes novos trabalhadores, temos como finalidade recompor a nossa rede e levar o serviço de saúde de melhor qualidade para a população. Conforme preconiza o edital do PSS, caso o número de vagas não seja totalmente preenchido na primeira convocação, a administração poderá convocar outros candidatos em ordem de classificação, seguindo a mesma lógica já adotada", explicou.
 
Acolhimento
 
Com o objetivo de orientar e capacitar os novos profissionais de atendimento, a SMS realizará a Oficina de Acolhimento, na próxima sexta-feira, 8, das 8h as 17h, no laboratório de informática da Faculdade Maurício de Nassau, onde será feita uma capacitação sobre o sistema de informática.
 
Para o profissional lotado, Francisco Bispo dos Santos, o momento é de comemorar um sonho realizado, mas também de aprender cada dia mais sobre a profissão escolhida através da oportunidade dada pelo PSS. “Estou muito ansioso, mas bem esperançoso de que tudo vai dar certo. Percebo que o sistema em Aracaju está organizado e isso é muito bom”, opinou. 
Também convocada, Genilda Souza reforça a grande expectativa para o início das atividades e destaca a importância do bom atendimento ao usuário do SUS. “Na recepção, não se pode murmurar, se queixar, reclamar e lamentar, pois as pessoas que chegam já estão em situação de fragilidade devido à saúde. Acho bem importante a próxima fase do PSS ser a oficina de acolhimento”, falou.
 
São atribuições dos recepcionistas das unidades realizarem atendimento telefônico e fornecer informações aos usuários; realizar marcações e agendamentos de consultas e procedimentos; efetuar inserção de exames e procedimentos no sistema de regulação/marcação; efetuar digitalizações, recebimentos e liberações de autorização de Procedimentos de Alta Complexidade (APAC's) e Autorizações de Internação Hospitalar (AIH's); fornecer informações aos servidores e usuários sobre agendamentos, serviços ofertados pela equipe em serviço; realizar abertura, arquivamento, retirada e organização de prontuários, impressos e documentos administrativos.
 
Sobre o PSS
 
Ao todo, 6.772 mil profissionais se inscreveram as 65 vagas do PSS da Saúde para recepcionistas, o que representou uma concorrência de 104 pessoas por vaga, demonstrando, assim, a respeitabilidade e seriedade do processo, que transcorreu com legalidade e transparência.