Presidente da Funcaju visita exposição em homenagem ao poeta Araripe Coutinho

Cultura
05/02/2019 22h26

Emocionante. Essa foi a palavra que Cássio Murilo, presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), usou para descrever o que sentiu ao visitar, na terça-feira, 5, a exposição ‘No coração de alguém que já esteve aqui’, que homenageia o cinquentenário de Araripe Coutinho. Com espaços interativos, a mostra traz uma grande retrospectiva acerca dos momentos mais marcantes de um dos poetas mais irreverentes e fundamentais de Sergipe, traçando seus melhores poemas, histórias, lutas e momentos importantes da sua trajetória.

Para Cássio, é um prazer sentimental e imenso relembrar a vida e obra do poeta e jornalista que contribuiu com a história cultural de Sergipe. “Eu sinto Araripe aqui como se ele estivesse transitando e soltando suas frases memoráveis. Dono de  verdadeiras preciosidades escritas por ele, aqui mostra como ele pensava, quais eram suas influências, e nos faz conhecer ainda mais sobre ele. Tudo aqui está a altura do grande poeta que ele foi”, disse o presidente da Funcaju.

“Araripe foi um jovem poeta, produtor e agitador cultural da minha geração. Isso tem uma força muito grande, pois tivemos uma formação intelectual e estética muito próxima. Compartilhamos de alguns valores importantes nos universos da cultura e das artes. Por outro lado, ele foi uma das maiores expressões da poesia e da cultura sergipana do tempo presente e isso tem um peso muito forte. Essa exposição que tem como curadora Amorosa revela também a força e a grandiosidade”, acrescentou Cássio Murilo.

A cantora Antônia Amorosa, ocupante da cadeira de número 33 da Academia de Letras de Aracaju, agradeceu a visita do presidente da Funcaju e avisou que toda a exposição montada na Galeria Jenner Augusto, no anexo da Sociedade Semear, será doada para o Centro Cultural de Aracaju. “Eu não poderia doar ou enviar esse acervo a uma instituição, sem antes homenageá-lo com uma exposição. Quero que todos conheçam o meu projeto, que é de mostrar o poeta, o jornalista, o homem que fazia trabalhos sociais, e toda a sua pluralidade. Fiquei muito feliz em receber a visita do presidente da Funcaju”, exaltou.
 
A exposição ‘No coração de alguém que já esteve aqui’ segue aberta na Galeria Jenner Augusto, no anexo da Sociedade Semear, em Aracaju, até março. Em breve - data a ser definida -, a exposição estará disponível no Centro Cultural de Aracaju (CCA), localizado na Praça General Valadão, marco zero da capital.