Redes de contenção em canais reduzem riscos de alagamentos e inundações

Agência Aracaju de Notícias
07/02/2019 11h47

A garantia do bem-estar dos aracajuanos passa diretamente pelo planejamento feito pela administração municipal, que busca compreender os acontecimentos da cidade e evitar, na medida das possibilidades, os casos que reduzam sua qualidade de vida. Assim, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza diariamente a limpeza dos canais que cortam a cidade, inclusive com uso de uma técnica inovadora e eficaz: redes de contenção de resíduos sólidos, reduzindo as probabilidades de ocorrências de alagamentos e inundações.  

Esse sistema de retenção foi criado pelos próprios técnicos da Emsurb. Ele evita que o material jogado pela população atravesse a parte de galeria e venha a interromper o fluxo de água, o que posteriormente poderia causar problemas derivados do entupimento. Estas redes prendem o lixo descartado, facilitando a limpeza, que ocorre a cada três dias.  

Na verdade, é uma ação complementar, que começou no início de 2018, aos outros três métodos de limpeza: por barragem, que é feita através das placas de revestimentos propulsionadas; o manual, feito pelos profissionais nos canais menos extensos, e o mecanizado, utilizado nos maiores, que não são revestidos.  Os trabalhos são realizados  todos os dias da semana, em diferentes pontos da cidade, e intensificados de acordo com as circunstâncias. “Os serviços cotidianos são importantes, sobretudo, nas épocas chuvosas, que podem ocasionar transtornos. Por isso, seguindo determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, foi criado um Comitê de Gestão de Crise, por onde se encaminharam as medidas preventivas que tomamos agora e que têm obtido muito êxito”, explica o presidente da Emsurb, Luís Roberto.   

Os resultados são evidentes, uma vez que o número de alagamentos e inundações diminuiu drasticamente, mesmo com chuvas muito intensas. Outras situações que impactam negativamente o cotidiano dos aracajuanos, tanto no aspecto da água nos lares quanto a mobilidade urbana, também melhoraram, por consequência.  

Para garantir a segurança e tranquilidade da população, um processo intersetorial é desempenhado, incluindo a Emsurb, responsável direta pela limpeza, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), que realiza as adequações de infraestrutura; Defesa Civil, agindo na prevenção e resolução de incidentes, além das atividades de conscientização ambiental promovidas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). 

Ainda com todo o esforço do poder público, é preciso que a consciência ambiental seja expandida para que todos aproveitem de uma cidade mais limpa e com menos transtornos. Não é raro encontrar nos canais peças de vestuário, utensílios domésticos e até eletroeletrônicos. “Rotineiramente, nós retiramos uma grande quantidade de lixo, mas precisamos do apoio da população, que evite o descarte nos canais. A limpeza domiciliar está regularizada, há o recolhimento de entulhos, o programa ‘Cata Treco’, ou seja, várias atividades que auxiliam na limpeza urbana, logo não existe desculpa para essa atitude que causa poluição”, ressalta o presidente.