Gestão Democrática é apresentada em Fórum Nacional de Presidentes de Conselhos Municipais de Educação

Educação
07/02/2019 14h48

Aracaju sedia, até a próxima sexta-feira, 8, o primeiro Fórum Nacional de Presidentes de Conselhos Municipais de Educação. Durante a abertura, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 7, em um hotel na Orla da Atalaia, o destaque foi para a apresentação da Gestão Democrática das escolas municipais de Aracaju, cuja lei foi sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira em julho de 2018. O evento espera receber, até o seu encerramento, cerca de 300 participantes, entre conselheiros e secretários de Educação de todo o Brasil.

A secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, junto a presidente do Conselho Municipal de Educação de Aracaju (Conmea), Maria José Guimarães, participaram da primeira mesa-redonda do evento, em que apresentaram o processo de Gestão Democrática nas escolas municipais da capital. “Hoje, estamos tendo a honra de compartilhar a nossa experiência com conselheiros de todo o Brasil. A Gestão Democrática nas nossas escolas é algo que deu muito certo e Aracaju, mais uma vez, é pioneira e segue dando exemplo ao resto do país”, afirmou a secretária Cecília Leite.

A presidente do Conmea, professora Maria José Guimarães, expôs ao público todo o processo da Gestão Democrática, desde a sanção da lei, as eleições e a posse dos gestores. “Este é o primeiro Fórum Nacional e é uma inciativa da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação com o apoio de todos os presidentes de Conselhos do Brasil. Trazer este momento para Aracaju, principalmente com a abertura sendo o compartilhamento da nossa experiência com a Gestão Democrática, é muito importante, pois somos pioneiros nesse processo no país e, agora, os outros municípios têm condições de conhecer de forma mais detalhada essa experiência. Estamos muito honrados”, destacou Maria José.

Até o encerramento, o Fórum ainda discutirá temas como a importância dos Conselhos Municipais de Educação no contexto da Educação brasileira e a Rede Nacional de Formação de Conselheiros. Os Conselhos que mais se destacaram no ano de 2018 serão homenageados através da premiação Cirandas da Educação. O evento ainda contou com a apresentação da banda marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva.

O presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), professor Manoel Humberto Gonzaga Lima, comenta que a realização do evento foi possível graças ao apoio de lideranças locais. “A secretária Maria Cecília e a professora Maria José foram profissionais fundamentais para a realização deste Fórum. Nossa proposta é que, depois do primeiro, aqui em Aracaju, o Fórum ganhe edições anuais em todos os estados da federação. Esta é uma experiência pioneira em que iniciamos com a apresentação do modelo de Gestão Democrática das escolas de Aracaju, que é um sucesso e vai servir de modelo para os outros estados”, enfatizou.

Uncme

A Uncme é uma entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação, criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros com a finalidade de incentivar e orientar a criação e o funcionamento destes colegiados. Pauta a sua atuação nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.