Emsurb garante limpeza e organização em blocos pré-carnavalescos na capital

Serviços Urbanos
08/02/2019 16h02


Durante os dias que antecedem o Carnaval, sobretudo no período dos bloquinhos, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), atua com um cronograma intenso de ações para garantir o bem-estar dos foliões com a limpeza e os cuidados com os espaços públicos.

As equipes da Diretoria de Operações (Dirop), nos últimos dias, realizaram os serviços de varrição, coleta de lixo e entulho, capinação, pintura de guias, poda e manutenção de áreas verdes em localidades onde os cortejos de rua acontecerão, a exemplo dos bairros Suíssa, Atalaia e 13 de Julho e Bugio.

O diretor de Operações, Bruno Moraes, esclareceu que o cronograma para estes serviços foi pensado de forma que nenhum bairro ficasse desassistido com relação a ações diárias de limpeza urbana. “Estamos preparando os locais onde a demanda de pessoas será maior, e consequentemente o acúmulo de lixo, por conta dessas festividades. Durante os dias em que acontecem os bloquinhos, disponibilizaremos cerca de 90 agentes de limpeza para atender as necessidades que surgem após os cortejos com os serviços de varrição, coleta de lixo e lavagem das vias de acesso”, explicou o diretor.

Além dos serviços de limpeza e manutenção, a Diretoria de Espaços Públicos da Emsurb (Direpa) está trabalhando em conjunto com demais órgãos municipais, como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para avaliar as solicitações de uso de espaços públicos pelos blocos e festas carnavalescas. 

A empresa já recebeu mais de 90 pedidos de liberação, conforme explicou o diretor de Espaços Públicos, Bira Rabelo. “Semanalmente, estamos nos reunindo para avaliar de maneira técnica e criteriosa os impactos desses eventos quanto às questões de mobilidade urbana, poluição ambiental e ocupações irregulares dos espaços. Nossa intenção é que a ordem prevaleça e toda a população possa aproveitar as festas com tranquilidade”, enfatizou.