Esgap inicia suas atividades com curso online às quartas e roda de conversa

Planejamento e Orçamento
08/02/2019 18h24

Capacitar e motivar o servidor público municipal é um dos grandes compromissos do prefeito Edvaldo Nogueira, sendo um dos eixos do Planejamento Estratégico de sua gestão. Nesse sentido, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), realizou na última quinta-feira, 7, a primeira aula do ano com o curso Modernização da Gestão Municipal, que integra a lista de cursos de Ensino à Distância (EAD) ofertados pela Universidade Banco do Brasil (UniBB). A novidade é que, a partir de agora, o curso ocorrerá todas as quartas-feiras, na sede da Escola de Governo (Esgap), na rua Boquim, 67, Centro.

O coordenador de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), Eurico Lisboa, destacou as vantagens dos cursos à distância. “Antigamente, existia o autodidata, onde, ou você ia presencialmente a uma instituição,  ou não tinha acesso ao conhecimento, então você se virava nas bibliotecas, passava o dia inteiro pesquisando e se transformava em um autodidata. Hoje, o EAD supre essa necessidade, porque oferece as condições dentro do seu tempo disponível. Alguns estabelecem prazos e horários e outros ficam livres para você”, relembra.

Eurico ainda relatou sua experiência e oportunidades advindas desse sistema de ensino. “Participei, em Fortaleza e em Florianópolis, como avaliador de sistema de excelência do serviço público e continuo como avaliador lá no sistema, por causa de curso EAD. O curso era presencial em Brasília, eu não ia poder, estava trabalhando aqui. Então eles abriram a oportunidade via EAD, me inscrevi, fiz o curso e foi sensacional. Essa experiência aqui na escola é fantástica, porque tem um indicador muito importante, que é o sistema participativo”, argumenta.

Parceria

A parceria foi firmada através das universidades corporativas do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, com disponibilidade de vários cursos que podem ser acessados a qualquer hora, pelos endereços eletrônicos unibb.com.br/setorpublico e universidade.caixa.gov.br/poderpublico,  respectivamente.  Para se inscrever é só preencher o formulário e solicitar sua senha, depois enviar para o email: bosco.rolemberg@aracaju.se.gov.br.

Novidade

Dessa vez, as aulas seguiram uma dinâmica diferenciada, onde os alunos foram convidados a ir até a unidade da escola para assistir o curso online, em seguida, foi realizada uma roda de conversa, a fim de discutir problemas e solucioná-los, como ressalta o diretor da Escola, Bosco Rolemberg. “A gente tem que pensar em formas, com poucos, recursos para resolver e enfrentar o problema. Buscamos  uma gestão focada em resultados concretos de atendimento a população, sendo esse o nosso foco na administração”.

O primeiro módulo do curso teve como objetivo a compreensão dos desafios da gestão municipal, desenvolvimento e gestão de projetos, e soluções para modernização. A partir disso, os participantes levantaram questões como a motivação do servidor, o compartilhamento de ideias através dos gestores e utilização da criatividade como inovação.

“Quando a gente fala em motivação, a pirâmide de Maslow diz que o ser humano é constantemente insatisfeito, ele está em um nível, pula para outro, continua insatisfeito, pula para outro, continua insatisfeito. Então, assim, motivação ainda é a janelinha que se abre por dentro. Enquanto colaboradores da Prefeitura ou comissionados, isso não faz diferença, a gente precisa descobrir que mecanismo é que está causando a desmotivação do servidor público, agindo nesse sentido” , pontuou a assessora Técnica da Esgap, Silvania Luz.

Convite

Os próximos módulos do curso acontecerão todas as quartas-feiras, às 8h, na Escola de Governo e Administração Pública. Todos os servidores estão convidados. O contato para inscrições é 3179- 3748 ou pelo email: esgap.seplog@aracaju.se.gov.br.