Operação Terminal Seguro completa dois anos com redução importante da criminalidade

Agência Aracaju de Notícias
13/02/2019 10h00

A garantia de uma Segurança Pública adequada é uma prioridade da Prefeitura de Aracaju. Dentro de suas responsabilidades, através da Guarda Municipal, a gestão iniciou, ainda no seu primeiro ano de mandato, a operação Terminal Seguro, buscando reduzir os índices de assaltos dentro desses espaços públicos, além de tranquilizar os aracajuanos na sua locomoção cotidiana. Agora, passados dois anos de execução se pode analisar o resultado através do tempo, constatando o sucesso da iniciativa. 

Neste período, mais de 16 mil visitas preventivas foram realizadas, com aproximadamente 8.700 pessoas abordadas, e gerando pouco mais de 2.800 ocorrências registradas. Essas ações resultaram no recolhimento de 267 armas brancas, apreensão de oito armas de fogo e 15 simulacros. Também foi possível recuperar 61 aparelhos celulares, de acordo com dados do Núcleo de de Registros e Análises de Informações (Nurai), da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

A administração municipal, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), faz aquilo que está ao seu alcance e dentro do escopo de sua responsabilidade jurídica para aumentar a sensação de segurança nestes últimos dois anos.  “Na nossa avaliação, a atuação da GMA, nos terminais de integração de Aracaju, foi de fundamental importância para a redução dos índices de criminalidade e de assalto a ônibus, um trabalho muito efetivo. Nós tivemos, em relação ao mês de novembro, uma redução no número de assaltos a ônibus equivalente a 82%,  comparados 2016 com 2018. Já comparados os dados de 2017 e 2018,  tivemos redução no número de apreensão de armas de fogo e de armas brancas, o que reflete menor índice de ocorrências, resultado da significa efetividade no processo de prevenção”, aponta o secretário, coronel Luís Fernando Almeida. 

O processo de instalação do projeto contou com o esforço dos guardiões, que atuaram para que as metas traçadas fossem atingidas. “Em fevereiro de 2017, por determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, nós iniciamos a operação Terminal Seguro, buscando aumentar a sensação de segurança e consequentemente a qualidade de vida dos aracajuanos. A decisão foi tomada após um pico no número de assaltos, ocorrido em 2016. Nós realizamos todo um planejamento, disponibilizando viaturas da Guarda nos terminais de domingo a domingo, e estudamos dados, estatísticas e horários para montar um esquema eficaz. O resultado está  sendo visível na grande redução das ocorrências”, ressalta o subinspetor Fernando Mendonça.

A nova realidade apresentada após o progresso do Terminal Seguro é a redução de pessoas mal intencionadas agindo nos terminais. Desta forma, os aracajuanos podem circular tranquilamente,resguardados pelo poder público. É o caso, por exemplo, da cuidadora de idosos Luciene Santos, que passa diariamente pelo terminal do DIA em direção ao seu trabalho.“Eu acho a iniciativa muito importante para que a gente possa pegar o transporte sem medo, me sinto bem mais segura quando vejo que eles estão por aqui”.
 
O reconhecimento da população e o compromisso com a manutenção das conquistas é o que movem o projeto para os próximos anos. “A GMA  vai continuar com esse mesmo afinco. Sabemos que reduzir muito mais que isso é difícil, pois ninguém vai chegar zero. A criminalidade não acaba, mas a manutenção desse trabalho da guarda e dos resultados positivos que temos alcançado, para nós, é algo importante e que demonstra o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a qualidade de vida e segurança dos seus cidadãos”, garante Luís Fernando.