PSS da Educação: confira as próximas etapas

Educação
12/02/2019 16h20

O Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria Municipal da Educação (Semed) caminha para a reta final. Após a etapa de heteroidentificação, que avaliou os candidatos que se inscreveram através da Lei de Cotas, a Prefeitura de Aracaju iniciou na última segunda-feira, 11, e encerrou na tarde desta terça-feira, 12, o prazo para que os participantes entrassem com a interposição de recursos. O processo foi comandado pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), em conjunto com a Semed.

“Após a avaliação dos recursos, no próximo dia 18, será divulgado o resultado final deste PSS. Os candidatos deverão consultar sua posição na lista e, a partir do dia 8 de março, iniciaremos o chamamento inicial, que contemplará o total de vagas do edital: 200 profissionais para começarmos a recomposição dos professores substitutos da Secretaria Municipal da Educação”, explica o diretor de Gestão de Pessoas da Semed, Jeilson Assunção.

Os 200 professores convocados receberão, a partir do dia 8 de março, em seus endereços, uma carta emitida pela Seplog com os próximos passos. “Nesta correspondência, conterá a lista de documentos necessários para a confirmação do contrato e também as orientações sobre a perícia média”, esclareceu Jeilson.

PSS
 
Desde que foi lançado, no final de 2018, o PSS da Educação passou por diversas etapas, entre elas, a entrega de títulos dos candidatos.  “Em termos de seleção, este foi um processo bastante criterioso. Fizemos uma análise detalhada dos títulos dos candidatos, e eu acredito que o fato digno de nota deste processo todo foram, justamente, as vagas destinadas aos candidatos afrodescendentes. Este certame tem um diferencial, não só do ponto de vista do benefício que ele trará à Educação, mas o benefício à sociedade como um todo”, pontua o coordenador de Recrutamento e Seleção da Semed, Karl Roney Torres Costa.

O PSS da Educação tem como objetivo a contratação temporária de professores substitutos, além de cadastro reserva, para ocupar 200 vagas em diversas áreas de atuação, como Educação Infantil, História, Matemática, Português, Geografia, Ciências, Inglês e Educação Física, destinadas a profissionais que deverão atuar nas unidades escolares da rede de ensino de Aracaju. A remuneração mensal estabelecida para a função de professor substituto será de RS 2.560,99.