Intervenção urbana modifica cenário de descarte irregular e mobiliza comunidades

Agência Aracaju de Notícias
14/02/2019 09h10

Mais do que transformar um ambiente, um projeto da Prefeitura de Aracaju, realizado por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), tem como proposta primordial modificar a consciência dos cidadãos. Implantado no ano passado, como parte do Planejamento Estratégico da gestão, o projeto de intervenção urbana está mudando o cenário dos que antes eram locais de descarte irregular de resíduos.

O primeiro bairro a receber a intervenção foi o Santos Dumont. Por lá, foi a própria comunidade quem estimulou as equipes da Sema a realizar um projeto o qual pudesse trabalhar a conscientização da população que, costumeiramente, utilizava alguns terrenos da região para descartar resíduos, o que, além de prejudicar esteticamente o bairro, comprometia o meio ambiente.

Após um diagnóstico do local, a Sema fez o projeto e, com a ajuda da comunidade, construiu o primeiro ponto de intervenção. "Dentro da Educação Ambiental da Sema, trabalhamos algumas vertentes, e a intervenção é uma delas. Temos algumas ações como "Ujacará", a visita guiada ao ambiente urbano e ao Oceanário, mas, precisávamos envolver a comunidade na prática, e as intervenções urbanas auxiliam neste sentido. É uma proposta para dar uso ao espaço através de adaptações simples, mais voltadas como medida paliativa, que a gente possa usar materiais reutilizáveis, como pneu, e ocupar os pontos de descarte irregular e transformar numa área de lazer", destacou a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro.

Enquanto a intervenção acontece, inclusive com a participação prática da comunidade, a equipe de Educação Ambiental da Sema fortalece o sentido da ação com informações importantes a respeito da má utilização do espaço público. "Trabalhamos nossa fala para que a comunidade entenda o seu papel na conservação do meio ambiente. Explicamos, por exemplo, que aquele resíduo que a pessoa descarta irregularmente pode chegar a outros locais como rios e oceanos e isso vai causar danos. É um ciclo", afirmou a coordenadora.

Atualmente, a Sema iniciou o trabalho em outros dois bairros da capital. No Santa Maria, através de um trabalho intersetorial com as secretarias da Educação (Semed), da Saúde (SMS), Assistência Social; e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), assim como a de Obras e Urbanização (Emurb), além da parceria com o Instituto Canto Vivo, o local escolhido fica localiza atrás do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Por lá, será construído uma área de convivência onde vai ter um parque sustentável, feito com pneus, onde haverá uma quadra esportiva feita com o mesmo material e algumas mesas para que a comunidade possa usufruir do espaço. "Não queremos fazer uma associação com uma praça, é uma área de lazer que possa servir como ideia multiplicadora", reforçou Raphaella.

O outro bairro que está recebendo a ação é o Getúlio Vargas. Em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), a proposta para o local é a de parklet, em frente a Escola Estadual 11 de Agosto, um ponto histórico de descarte. "A área será adaptada, inclusive, para apresentações. Lá, usaremos outros materiais, como palets e até uma cobertura, isso contando com o apoio dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unit, mas, com a participação essencial da população local porque é justamente fazendo parte desse processo que a comunidade ganha ou fortalece o sentimento de pertencimento do local, e isso faz com que a ela preserve o espaço, cuide dele", frisou a coordenadora da Educação Ambiental.

Aracaju Sustentável

A intervenção urbana faz parte de um programa Aracaju Sustentável que está inserido no Planejamento Estratégico e que aborda outros três projetos: A3P, a arborização e o Centro de Educação Ambiental.

De acordo com a coordenadora de Projetos da Sema, Danielle Sobral, o programa possui nove metas estabelecidas até 2020. "Temos duas metas específicas dentro da Educação Ambiental, uma é justamente a implantação da educação ambiental em quatro bairros e isso foi um pedido do próprio prefeito, inclusive. São eles: Santa Maria (conjunto Padre Pedro), Coroa do Meio, Jabotiana e Getúlio Vargas. Iniciamos pelo Santa Maria e Coroa do Meio. Nesses dois bairros estamos realizando várias ações através nos equipamentos sociais (Cras, escolas, associações de moradores e a comunidade em geral), e, em dois desses bairros, o Santa Maria e o Getúlio Vargas, estamos fazendo a intervenção urbana que conta com oficinas de pneu para confecção de pufs, de mobiliários, com paletes e oficina de teatro. Todas as intervenções, porém, são feitas baseadas em um diagnóstico, de uma avaliação prévia, sobretudo para estimular a população", completou.