Prefeitura capacita novos profissionais convocados pelo PSS da Saúde

Saúde
13/02/2019 16h10

Com o objetivo de orientar e capacitar os novos profissionais, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou, nesta quarta-feira, 13, a Oficina de Acolhimento dos profissionais contratados através do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Saúde para diversos cargos. O acolhimento ocorreu no do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), e contou com mais de 100 novos servidores que atuarão no Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju.

De acordo com a área técnica do Ceps, Taisa Belém, foi realizado um primeiro momento para conhecer e pensar o SUS, com os profissionais que irão trabalhar nas Redes de Atenção Primária (Reap), de Urgência e Emergência (Reue), e na Rede de Atenção Psicossocial (Reaps). “O acolhimento pedagógico é uma parte essencial do processo, pois acreditamos que ele acaba sendo um norteador para que essas pessoas entendam o ambiente que irão atuar, e quais são os contornos e as estratégias que a gestão está dando para o SUS de Aracaju”, enfatizou.

Para a coordenadora do Serviço Social da SMS, Syndaia Belfort, a importância do acolhimento é alinhar conceitualmente o SUS, esclarecer sobre o processo de trabalho, como é o funcionamento dentro das redes, e orientar sobre o fluxo de como ser servidor, de quais são os direitos e deveres dos profissionais. “A metodologia do acolhimento é apresentar o processo de trabalho na Rede de Aracaju. Explicamos como funciona o nosso sistema, que é em rede com a integralidade do cuidado, e esperamos que os novos profissionais, nos ajudem a fortalecer cada vez mais este sistema na nossa capital”, enalteceu.

A coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), Maria Cláudia Almeida, ainda reforça que esse contato é importante, já que hoje é o primeiro contato que os profissionais estão tendo com as redes. “Aqui os novos trabalhadores se enxergam dentro da rede de Saúde de Aracaju, conhecem e tiram suas dúvidas sobre a estrutura organizacional da Secretaria”, explicou.

Avaliação

Para a profissional contratada que participou da oficina, a enfermeira Aline Galindo, o momento é de comemorar um sonho realizado, mas também de aprender cada dia mais sobre a profissão escolhida. “Hoje aprendemos ainda mais a sermos humanizados. Nossa principal orientação nesta etapa é cuidar do outro como gostaríamos que cuidassem da gente, e isso já demonstra a dedicação que devemos assumir ao iniciar nossas atividades”, pontuou.

Outro contratado, o técnico de enfermagem Gleizer de Sá Mafra, reforça a grande expectativa para o início das atividades e destaca a importância do bom atendimento ao usuário do SUS. “Estou muito esperançoso, percebo que o sistema em Aracaju está organizado e isso é muito bom. Achei importante este acolhimento porque foi bem informativo e gostei bastante da iniciativa”, opinou.