Alunos de escola municipal são selecionados para cursos técnicos no Senai

Educação
13/02/2019 17h51

Dedicação aos estudos e boas notas durante todo o ano letivo fez a diferença para 11 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo, localizada no bairro São Conrado. Através de uma parceria firmada entre a unidade de ensino e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os estudantes foram selecionados para ingressarem no Ensino Médio de nível técnico. A parceria, firmada há dois anos, funciona da seguinte forma: a equipe diretiva da escola seleciona os melhores boletins e encaminha para o Senai que, conforme a quantidade de vagas disponíveis, faz a chamada dos alunos.

“Eu estudei em escola técnica e sei a importância e o diferencial que ela oferece, por isso, sempre orientamos nossos alunos a fazerem a prova de seleção do Instituto Federal de Sergipe e buscar sempre as melhores médias, também de olho nas vagas do Senai”, explica o coordenador administrativo da Emef, Elias Araújo de Souza Neto. O educador lembrou que este é um diferencial entre os jovens que pretendem se inserir no mercado de trabalho.

Os alunos Flávio Francisco Filho, de 16 anos, e Victor Hugo Renovato de Jesus, 15, iniciaram o curso de Programação de Jogos no Senai no último dia 11 de fevereiro. Estudantes da Emef José Conrado de Araújo desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, eles contam que aproveitarão a oportunidade e já vislumbram um futuro de sucesso. “É uma oportunidade muito boa porque vou sair de lá já com um curso técnico, não vou precisar deixar para aprender depois. Os professores do José Conrado me incentivaram muito e penso que, quando terminar o Ensino Médio, estarei mais preparado para trabalhar e para fazer o intercâmbio dos meus sonhos, no Japão”, conta Victor Hugo.

A estudante Júlia Kassandra Santos Lopes, de 15 anos, mora no bairro Santa Maria com a mãe e a avó. Com a avó analfabeta e a mãe com o Ensino Médio incompleto, a adolescente se dedica para ser a primeira da família a avançar nos estudos. “Eu acredito que quem faz a escola são os alunos, então, se você realmente quer alguma coisa, você consegue, independente de ser pública ou não. Me imagino com um futuro brilhante, já formada, com um bom emprego, e vou aproveitar muito essa oportunidade de agora”, assegura a estudante, que iniciou o curso de Eletrotécnica.

Para preparar os alunos para o Ensino Médio e incentivá-los a buscar uma qualificação, a Emef José Conrado de Araújo, durante todo o ano, trabalha conteúdos que serão decisivos para o ingresso destes alunos nas futuras instituições de ensino. “Fazemos reforço, simulados, aulas extras, discutimos obras literárias e resolvemos questões de concursos anteriores, priorizando o Instituto Federal e o Senai. Estamos trazendo isso para a nossa rotina, para o nosso projeto pedagógico da escola. Com uma qualificação, eles têm um diferencial, que facilita o encontro de um emprego e também ajuda a custear uma faculdade. Por mais que eles não permaneçam mais aqui na escola, pois nossa missão é só até o nono ano, nos preocupamos com o futuro deles e buscamos encaminhá-los”, completa o coordenador Elias.