Prefeitura debate propostas de capacitação com representantes do Hospital Sírio Libanês

Saúde
13/02/2019 18h33

A secretária municipal da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, recebeu na tarde desta quarta-feira, 13, representantes do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), do Hospital Sírio Libanês de São Paulo. Os técnicos mostraram à gestora dois projetos de especialização e um curso de aperfeiçoamento destinados aos gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os representantes do IEP apresentaram o Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS nos Municípios. Este projeto é dividido em uma Especialização em Preceptoria no SUS (PSUS), com vagas disponíveis para Aracaju e Lagarto - por possuírem hospitais universitários em seus territórios -, e Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência em Saúde (GPRS), que será realizado no próprio Sírio Libanês.

“Estes projetos têm como foco a mudança das realidades de formação do SUS, por meio de intervenções organizadas, construídas, implementadas, monitoradas e avaliadas ao longo do projeto”, explicou uma das técnicas do IEP, Cristina Magnabosco.

A outra especialização proposta foi em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências (Espie). “Nesta, nós estamos ofertando vagas da seguinte forma: 60% para gestores e trabalhadores; 30% para pesquisadores e 10% para representantes da sociedade civil que tenham participação em conselhos ou associações de saúde. Acontecerá no período de maio de 2019 a dezembro de 2020”, informou o técnico do IEP, Anderson Torreão, que explanou o projeto com a técnica Marcelle Benetti.

Para Waneska Barboza, a apresentação foi interessante e será debatida entre técnicos da gestão municipal. “Achei muito importante e fico honrada por Aracaju ser uma das escolhidas para iniciar estes projetos. Vamos fazer uma análise situacional interna para poder viabilizar estas propostas e poder transformá-las em políticas para executarmos no próprio município”, avaliou.

Participaram do encontro o secretário adjunto, Carlos Noronha; o diretor de Inteligência e Monitoramento, José Carlos Bezerra; técnicas da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Kizzy Fontes e Camille Santos; e as técnicas do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), Jane Curbani e Simone Barbosa.