Mais um dia de maratona Ocupe de Verão: Sacada Eletrônica realizada com sucesso

Cultura
13/02/2019 23h25

Nesta quarta-feira, 13, segunda noite do “Ocupe de Verão: Sacada Eletrônica”, música e audiovisual conectaram o público sergipano ao território artístico da cidade. Com mais de 20 edições realizadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o projeto oferece à população aracajuana temas sintonizados com a contemporaneidade brasileira e mundial.

Com formato dinâmico, o evento, realizado no Centro Cultural de Aracaju, teve início com o Liquidifica Diálogos, conceituado espaço de interação entre os artistas locais e troca de conhecimento. No debate, o percussionista, cantor, pifanista e também considerado, internacionalmente, um dos grandes talentos e mestres em sonoridade, Pedrinho Mendonça, compartilhou um pouco sobre os principais passos para uma produção.

“Hoje foi um momento muito bacana. É sempre bom falar do que a gente faz, principalmente, da área que nasci e minha história na produção cultural. Isso é estimulante. Gostaria de agradecer ao NPD pelo convite inesperado para falar dos processos de produção, e, em especial, destacar esse ambiente do Liquidifica Diálogos, que é um  instrumento de  inclusão cultural”, opinou Pedrinho.

A realizadora audiovisual Jade Moraes trouxe a reflexão de sua trajetória no ramo e  lançou o curta metragem ficcionista sergipano ‘Olhos de Fogo’. “É realmente uma emoção assistir o filme tela cheia, além de ser dia de estreia e as pessoas darem feedback do que acharam. Esse projeto tem uma proposta muito boa, que é elevar a autoestima. Acho super interessante esse projetos que buscam ocupar a praça como uma forma de pertencimento da cultura”, afirmou.

Com aproximadamente 18 minutos de duração, o curta metragem capturou a visão e audição dos ouvintes ao contar  a história dramática da pequena nordestina, Maria, e de seu relacionamento conturbado com a família, após sofrer abuso pelos próprios pais. O enredo se passa no nordeste, mas poderia ser em qualquer lugar do mundo. A produção audiovisual  é uma adequação do conto homônimo do escritor sergipano, Antônio Carlos Viana, o intitulado “Olhos de Fogo”.

O presidente da Funcaju, Cássio Murilo, mediou o debate do ‘Ocupe de Verão: Sacada Eletrônica’ e comentou sobre a temática do segundo dia de maratona. “O projeto tem essa dimensão de lidar com todas essas linguagens humanas, e essa é proposta que o Liquidifica Diálogos abordou nesta noite. É importante destacar a vinda de críticos de artes, atores, produtores, além da presença da família do grande homenageado, o Antônio Carlos Viana. Como também, o destaque dado à mulher no cinema, especificamente na ficção, representada pela Jade Moraes. Além de Pedrinho Mendonça, percussionista que expõe  sua obra e experimentações musicais. Por fim, isso tudo é nosso, identidade nossa”.

A presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Conceição Vieira, prestigiou o evento e, durante o espaço de conversas inspiradoras, afirmou que “A Prefeitura Municipal de Aracaju respeita o ambiente cultural, buscando ocupação e revitalização do nosso centro da capital sergipana, dando vida real a esse espaço que tem a coordenação da Funcaju. De uma forma dinâmica, vem conseguindo fortalecer arte, cultura e audiovisual, e integra diferentes perspectivas dos artistas, tornando-se um ambiente de preparação para lançamentos”.

Tanit Bezerra, apresentadora do Programa Mural, na Aperipê, também compareceu ao ‘Ocupe de Verão’ e relatou que sempre abraçou a ideia do Ocupe em promover a cultura local e a cena artística sergipana. “Sou parceira dessa corrente, pois é uma troca de cultura intensa. Eu não poderia deixar de vir e conferir esse encontro de gerações culturais pelo qual faço parte da história. O curta Olhos de Fogo é um grito no meio da multidão. Fico feliz pelo projeto e desejo vida longa”.

Programação

A programação do Ocupe de Verão teve continuidade com muita música na praça General Valadão, marco zero da capital. Da sacada do Centro Cultural de Aracaju, o DJ Ruarez fez uma apresentação mais do que explosiva. Com a participação do MC Fiel Dk, os artistas colocaram o público na praça para pular. “É uma honra tocar aqui e poder ver a reação das pessoas de diferentes faixa etárias e mostrar um pouco da minha setlist voltado ao fluxo dos paredões. Além de uma produção autoral que preparei para hoje”.

A maratona ‘Ocupe de Verão: Sacada Eletrônica’ ainda não terminou. Na próxima quarta-feira, 20, a programação conta com a participação do DJ D’gordo, com seu setlist que teve origem no hip hop. E, no encerramento, dia 27, acontece o ‘Vou Ocupar seu Coração: Grito de Carnaval’.