Saúde: profissionais da Atenção Básica recebem capacitação sobre imunização

Saúde
14/02/2019 18h06

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou nesta quinta-feira, 14, a primeira turma da capacitação sobre imunização para os profissionais do Processo Seletivo Simplificado e os servidores que foram remanejados do Hospital Nestor Piva, que irão trabalhar na saúde da Atenção Básica.

A proposta da capacitação, que está sendo ministrada pelo Programa de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis da SMS, é de atualizar os profissionais sobre imunização, como também de instrumentalizá-los para a realização de educação continuada com as equipes da unidade que trabalham. A vacinação é um recurso indispensável para prevenir doenças infecciosas.

A capacitação será proporcionada para três turmas. Esta primeira segue até a sexta-feira, 15. A segunda turma receberá o curso nos dias 25 e 26 deste mês, e a terceira turma, nos dias 27 e 1º de março. Todas as atividades acontecerão no auditório da sede da SMS.

Atualização sobre vacinas

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis da SMS, Ilziney Simões, a prevenção e a erradicação de algumas doenças no Brasil são reflexos da imunização gratuita e em massa promovida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a população tem acesso a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Elas são utilizadas como medida de controle de doenças e contribuem para a redução da morbimortalidade causada pelas doenças imunopreveníveis", argumentou.

Um dos assuntos abordados no encontro foi o calendário nacional de vacinação, que atualmente oferece 19 vacinas gratuitamente, todas recomendadas pela OMS. São elas: BCG; HPV (vírus do papiloma humano); Pneumocócica 10 e 23, contra pneumonia; Meningocócica C, contra meningite; Febre Amarela; VIP/VOP (vacina inativada e vacina oral poliomielite); Hepatite B; Penta (vacina adsorvida difteria, tétano, Hepatite B-recombinante, Haemophilus influenzae b - conjugada e pertussis); Rotavírus; Influenza na sazonalidade; Hepatite A; Tetra viral (varicela-catapora, sarampo, caxumba e rubéola); Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); Dupla adulto (difteria e tétano); dTpa (difteria, tétano e coqueluche), DTP e varicela.

Tratamento antirrábico humano

Outro assunto estudado pelos profissionais durante a capacitação foi o esquema para tratamento antirrábico humano. De acordo com a área técnica do atendimento antirrábico humano e animais peçonhentos da SMS, Tânia Nunes, o objetivo de trabalhar esta temática foi para orientar os profissionais acerca do atendimento neste tipo de caso. "Mostramos a estes profissionais como conduzir o tratamento e a avaliação do atendimento nas unidades. Assim, se uma pessoa chegar com algum ferimento de cão, gato ou morcego nas unidades, deve passar por uma avaliação e depois do resultado, é decidido se o paciente será tratado inteiramente na UBS, ou se for algo mais grave, o paciente é encaminhado ao Hospital de Urgência de Sergipe, onde temos o soro antirrábico", explicou.

A técnica de enfermagem da UBS Marx de Carvalho, Irhade Almeida, participou da capacitação e destacou como proveitoso o encontro. "Precisamos sempre receber essas instruções. Além disso, é uma troca de experiência muito grande para tirar dúvida e ter um maior contato com a coordenação de vacinação, que sempre alerta para os cuidados que devem ser tomados", ressaltou.

Já para a técnica de enfermagem do Projeto Corujinha da maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Sandra Costa, o momento é importante para agregar conhecimento. "A partir dessas capacitações ficamos mais envolvidas com a imunização e nos atualizamos sobre as possíveis mudanças com relação ao calendário vacinal", opinou.