Muda Mangue: Prefeitura intensifica conservação dos manguezais

Meio Ambiente
14/02/2019 16h41

Com o objetivo em dar continuidade aos trabalhos de conservação de uma das maiores riquezas da capital sergipana, os manguezais, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou, na manhã desta quinta-feira, 14, o plantio de mudas no mangue da Coroa do Meio, ao lado do RioMar Shopping.

A ação é uma parceria entre RioMar Shopping Aracaju, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o instituto Canto Vivo. Além de realizar o plantio, o objetivo agora é iniciar a fase de monitoramento das mudas plantadas. "Aracaju é rodeada por manguezal, é o berçário da vida marinha que tanto favorece para a sobrevivência dos animais viventes neles, o caranguejo, por exemplo, como para a própria pesca. Se não tem mangue, não tem pesca, e sabemos que muitas pessoas sobrevivem disso, por isso é de extrema relevância que todos nós possamos manter os manguezais vivos. E, junto com os outros órgãos, iremos potencializar o nosso trabalho para sensibilizar as pessoas quanto à importância do mangue e a sua conservação. Por isso, iremos continuar com o plantio e monitoramento a cada duas vezes por mês durante todo esse ano", destacou a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro.

No local, foram plantadas cerca de 150 mudas da espécie o mangue-vermelho, no qual segundo a analista ambiental do RioMar Shopping, Vivianne Andrade, esse é um tipo de muda que possui fácil adaptação em áreas degradadas. "O RioMar Shopping dispõe de um viveiro especial para a produção de mudas de mangue e a ideia é produzir mudas a todo tempo. Então, a gente vem unindo todos os esforços possíveis com a Sema e os outros órgãos, a fim de recuperar as áreas de mangues degradadas em Aracaju", disse.

O superintendente substituto do Ibama, Paulo Almicar Farias Júnior, destacou a importância de conservar os manguezais no município. "Nós temos uma iguaria que faz parte da culinária e da cultura sergipana, o caranguejo, e para permanecer com esse símbolo precisamos agir em favor da conservação. É preciso restabelecer o habitat desse animal, pois ele depende dos manguezais para se reproduzirem e tenho certeza que quantos mais órgão envolvidos, e quantos mais pessoas sensibilizadas conseguiremos alcançar o nosso objetivo", afirmou.

Muda Mangue

O Muda Mangue é um projeto que foi lançado em setembro do ano passado em alusão ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais. Esse trabalho iniciou com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o RioMar Shopping Aracaju, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Instituto Canto Vivo.

Além de realizar o plantio de mudas de mangue em áreas que necessitam de reestruturação, o principal foco desse projeto está ligado à educação ambiental, que objetiva sensibilizar toda a população aracajuana a respeito da importância de preservar os manguezais.