Corrida Cidade de Aracaju: profissionais dão dicas de como se preparar até a prova

Agência Aracaju de Notícias
14/02/2019 17h10

Cruzar a linha de chegada é muito mais que concluir uma prova. É apresentar um excelente equilíbrio físico e mental.  É a certeza de um planejamento, com alimentação e treino adequados. Sem essa preparação, o risco de se machucar cresce, ainda mais quando os treinos ficam intensos e com menos tempo de intervalo. A preparação para uma corrida também exige um descanso correto para que o objetivo seja concluído. Se você seguir as recomendações, estará pronto para disputar a tradicional Corrida Cidade de Aracaju.

A corrida, organizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), será no dia 23 de março, encerrando as festividades do aniversário da capital sergipana, com os percursos de 5km, 10km e 24km. 

A largada para quem vai disputar o percurso maior é da cidade de São Cristóvão e a chegada para todos é na praça Getúlio Vargas, conhecida como Praça do Mini Golfe, localizada na avenida Ivo do Prado. Segundo o personal trainer, Diego Torres, a preparação do corredor passa por um planejamento específico. "A corrida de São Cristóvão é difícil, requer muito esforço físico e a pessoa precisa estar preparada para isso. Alguns profissionais da elite, por exemplo, não conseguem terminar a prova no ritmo deles, por se tratar de uma prova que conta com várias ladeiras no percurso. É importante destacar que para quem já corre, o ideal é que tenha de três a quatro meses de preparação. Para quem está começando do zero, a recomendação é que tenha pelo menos seis meses de treino", explicou.

Ainda de acordo com o personal trainer, antes de tudo, é importante realizar uma boa avaliação médica, para saber se o corpo da pessoa está preparado para esse tipo de esforço. "Os treinos devem ser alternados, entre musculação e corrida, funcional e corrida. Isso envolve um volume crescente de 10% na planilha de treinamento, a cada duas semanas. Com isso, algumas lesões podem ser evitadas, a exemplo de lombalgia e canelite. É comprovado cientificamente que quem corre com planilha de crescimento apresenta 25% de evolução", destacou.

Alimentação

Para completar a disputa com gás total, é importante ter uma alimentação correta durante os meses de preparação. De acordo com a nutricionista, Amanda Souza, essa alimentação depende do perfil da pessoa. "O ideal, independentemente do objetivo, é ter uma base saudável e equilibrada. A pessoa deve comer frutas e verduras, fontes de carboidratos. Cereais, raízes e fontes de proteínas também são fundamentais. O que vai diferir é a frequência de treino da pessoa, o nível em que ele se encontra e a distância do percurso. Algumas pessoas necessitam também de um suplemento intra-treino para obter um resultado ainda melhor", contou.

Ainda segundo a nutricionista, o pós-treino também deve ser levado em consideração. "O corredor precisa ter uma refeição rica em compostos bons, a exemplo de açaí, melancia e beterraba. Esses alimentos aceleram a recuperação muscular. São alimentos importantes que podem estar presentes no dia a dia. O café é uma estratégia bacana para melhorar o foco, a concentração de desempenho e a produção de energia. Ele também pode ser utilizado como uma estratégia pré-treino", afirmou.