Castramóvel auxilia no controle populacional de animais na Sementeira

Agência Aracaju de Notícias
15/02/2019 13h30

Buscando evitar a superpopulação de animais no Parque Augusto Franco, conhecido como Sementeira, a Prefeitura de Aracaju, através do Castramóvel, vinculado ao Centro de de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou, na manhã desta sexta-feira, 15, o atendimento de 14 gatos machos acolhidos no local após abandono.   

A ação foi motivada devido ao grande número de gatos encontrados dentro do parque, cuja frequência de procriação poderia ocasionar uma situação de risco tanto à saúde dos visitantes quanto à dos próprios animais. “Nós constatamos um aumento no número de felinos aqui no parque, ocasionada por abandono dos animais. Eles começaram a procriar e como são domésticos necessitam de atenção humana. Então, nós estamos fazendo uma parceria com a Saúde para realização das castrações, buscando evitar uma superpopulação”, explica a Coordenadora do Parque da Sementeira, Maria Arcieri. 

Não é incomum que o número de abandonos cresça durante o fim de cada ano, quando os tutores viajam e deixam seus animais vulneráveis. Conhecendo essa realidade, a administração agiu rapidamente, inclusive para garantir a qualidade de visitação do espaço. Os bichos contam também com o auxílio de aracajuanos sensíveis com a situação, que levam alimento e apoiarão nos cuidados pós-operatórios. “A importância da castração não é apenas uma questão de política pública, mas de saúde dos animais. A Prefeitura foi sensível com essa causa e trouxe o Castramóvel aqui para a Sementeira, onde nós cuidamos dos gatos que são abandonados. Além disso, esse é um trabalho de suma importância, inclusive, para a segurança dos visitantes”, comemora a voluntária no projeto Manjedoura, Rosane Franco.  

O trabalho realizado hoje na Sementeira foi pontual, por conta do critério de animais comunitários, ou seja, que se encontram em locais públicos. Nessa categorização a castração ocorre desde que haja quem se responsabilize pelos curativos e medicação.

Em geral, de acordo com o cronograma planejado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de atuação em cada bairro, esses cuidados ficarão a cargo dos próprios donos, que precisam atender às especificações do programa, e as etapas necessárias. “Existe um processo preliminar à cirurgia, que consiste no cadastramento do animal e do tutor, análise do critério de renda, verificação do comprovante de residência, consultas do estado clínico do animal, atualização das vacinas. Só então o bichos serão operados. Os donos também são orientados sobre os cuidados pós-operatórios, para que a recuperação seja tranquila”, ressalta a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Marina Sena.   

Castramóvel no bairro América

O Bairro América receberá os serviços do Castramóvel no final de fevereiro. No dia 28, o cadastramento será feito na Unidade Básica de Saúde Adel Nunes. No dia 1° de março, o mesmo serviço será realizado na Unidade Básica de Saúde Joaldo Barbosa. 

Tanto felinos quanto cachorros, apenas machos, podem ser castrados, desde que estejam com as condições clínicas necessárias. Os atendimentos em ambos os locais ocorrerá entre 8h e 12h. A previsão é que no dia 11 iniciam-se as cirurgias.