Defesa Social participa de curso para utilização de drone em situações complexas

Defesa Civil
15/02/2019 11h36

Com foco no aprimoramento dos serviços e capacitação da equipe, Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, participa de curso de missões complexas com utilização de drone. Realizado pela Associação Brasileira de Multimotores, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, o curso teve início no dia 11 e segue até o sábado, 16.

Além de aulas teóricas, os participantes estiveram envolvidos, nesta sexta-feira, 15, nas práticas desenvolvidas na Escola Naval da Marinha, localizada na Barra dos Coqueiros. As atividades preparam os participantes para manipulação do equipamento, de maneira a possibilitar a otimização dos serviços.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, explica que o manejo do drone pode proporcionar uma melhor ação em áreas de difícil acesso, como pontes, pontilhões, além de auxiliar em caso de desabamentos, inspeção de prédios altos, verificação de fachadas e cobertura de telhado e lajes. "Tudo isso pode facilitar o trabalho da Defesa Civil, inclusive nos casos de monitoramento e mapeamento de áreas de risco", considerou.

Ainda segundo o coordenador, diante da expectativa para uma possível obtenção do equipamento, o curso possibilita que os técnicos já estejam preparados para operar o recurso. "O recurso pode gerar benefícios para monitoramento nas situações das chuvas, facilitando a inspeção de encostas de morro, sem expor e sem colocar em risco os agentes da Defesa Civil", acrescentou.