Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Educação

Final do ano letivo 2018 é marcado por formaturas nas escolas municipais

15/02/19 17h21

As férias na rede pública municipal de ensino iniciam na próxima segunda-feira, dia 18. Paralelamente, o encerramento do ano letivo, que ocorre nesta sexta-feira, 15, é um momento de celebração nas escolas da Prefeitura de Aracaju. É quando equipes diretivas, em conjunto com a comunidade, realizam aulas da saudade e formaturas das turmas que concluíram alguma etapa da Educação Básica. E estas últimas semanas do ano letivo foram marcadas por uma série de atividades, a exemplo da realizada pela Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Luiza Mesquita Rocha, no bairro São Conrado.

“Este ano nós vivemos muitos desafios, mas, felizmente, foi também um ano de muitas vitórias. A formatura dessas 45 crianças é um evento não só para os alunos, mas também ‘com’ e ‘para’ os pais, que lutaram conosco”, observou a diretora Érica Rejane dos Santos. Durante a cerimônia, dezenas de familiares das crianças vibravam ao ouvir os nomes de cada formando, que declaravam qual a profissão que sonhavam exercer no futuro, que variava de policial, professor, cuidadora e até fada.

No Alencar Cardoso, 58 alunos dos 5º anos foram ao Parque da Sementeira e participaram da aula da saudade. De acordo com a diretora Valéria Costa Moraes de Santana, a atividade teve como principal objetivo adequar o contexto socioeconômico dos estudantes a um dia prazeroso. “Quisemos reforçar os laços de convivência e amizade entre eles, equipe docente e todos os funcionários da nossa escola. Estamos certos que de alguma forma esse dia especial contribuiu na formação de verdadeiros cidadãos”, avaliou.

E não faltou festa para os ‘maiores’. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Tancredo Neves, no bairro Ponto Novo, reuniu formandos do ensino regular e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). E a cerimônia teve tudo o que pede o protocolo. “Eles vestiram becas e barretes, cantaram o hino nacional, fizeram discurso de agradecimento e até uma placa, com o nome dos alunos, paraninfos, patronos, professores, enfim, uma lembrança que ficará eternizada na escola. E fizemos tudo isso com muito amor, lembrando a cada um que esse é a primeira conquista da vida profissional deles, mas que outras virão no Ensino Médio, no curso profissionalizante, na universidade”, destacou o diretor da escola, professor Ewerton Dias Torres Júnior.

Saudade

Para os avós do pequeno Brian Vinícius Oliveira, de 6 anos, que estuda na Emei Ana Luiza Mesquita Rocha, a saudade será grande. “Nós cuidamos do nosso neto desde que ele nasceu. Ele foi diagnosticado com autismo e aqui, na escola, sempre recebeu carinho e a força”, assegurou Jailton dos Santos. A avó, Gilsa Mendes Oliveira, não escondia o orgulho misturado com a melancolia. “As professoras são maravilhosas e ele é feliz aqui, bem cuidado. Agora, terá que mudar para uma nova escola, pois chegou a idade, e nós vamos sentir falta. Mas esse momento, de formatura, é bem importante pra nossa família, porque o Brian é um guerreiro e alcançou muitas vitórias com a ajuda de todos”, afirmou.

Segundo a coordenadora de Educação Infantil (Coeinf) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Nubia Lira, os professores são essenciais neste momento. “A Educação Infantil da rede municipal de Aracaju é puro amor, com incríveis momentos importantes para dar ‘asas’ às nossas crianças através da educação e da amorosidade. E isto não seria possível sem o papel de excelentes professoras que fazem com que as crianças acreditem nos seus sonhos, se alegrem com a vida, tenham coragem para seguir, valorizando o estudo e amando a si mesmo e aos outros”, elogiou.