Alunos de Direito conhecem funcionamento do Portal de Compras da PMA

Planejamento e Orçamento
18/02/2019 15h28

Na manhã desta segunda-feira, 18, alunos da disciplina Direito Administrativo, do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit), visitaram a sede da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), conhecendo toda a lógica de funcionamento do Portal de Compras Centralizadas (www.aracajucompras.se.gov.br) e a metodologia aplicada na realização dos processos licitatórios. Sob a coordenação dos professores Alex Ferreira e Rafael Cerqueira, os alunos foram recepcionados pelo secretário municipal do Planejamento Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, e pelo coordenador da Central de Compras e Licitações (CCL), Rossíni Espínola.

“É motivo de satisfação para nós mostrar aos alunos de Direito toda a sistemática do nosso Portal de Compras e toda a governança que estabelecemos nas compras públicas realizadas pela administração municipal. Atendendo aos princípios da inovação e da economicidade, só em 2018, conseguimos economizar mais de R$ 88 milhões a partir dessa metodologia, ao evitar que as secretarias e órgãos municipais comprassem com preços diferentes”, ressaltou o secretário.

Já o coordenador da CCL, destacou toda a parametrização do portal, a atuação da equipe técnica responsável com as questões de mercado e o acompanhamento realizado pelos profissionais do Direito que atuam na administração municipal. “Essa é uma equipe que tem se notabilizado pela eficácia nos mais de 200 pregões realizados, só em 2018, acompanhando os ditames legais, interagindo nas situações relacionadas aos fornecedores, tendo sempre como pano de fundo imprimir qualidade nas compras públicas”, frisou Rossíni.

Descoberta

Para o professor Alex Ferreira, a receptividade demonstrada pela administração foi de grande valia para ampliar as perspectivas dos alunos sobre o trabalho realizado em Aracaju, além de demonstrar que a inovação efetivamente promove resultados favoráveis na gestão pública, atendendo aos interesses da população. “Tenho certeza que muitos deles ficaram impressionados com a dinâmica impressa na modernização desses processos na Prefeitura de Aracaju. Eles também tiveram dúvidas sanadas sobre as peculiaridades na prática dos processos licitatórios que fornecem um cabedal de informações importantíssimo para que conheçam as exigências do mercado de trabalho. Isto é preponderante na relação teoria-prática”, destacou.

A aluna do 6º período, Iara Vieira de Araújo, se mostrou impressionada com o que pode vivenciar na manhã de hoje. “Foi uma experiência ímpar do ponto de vista do aprendizado, pois acompanhamos o efeito de processos inovadores implementados na administração pública. Como cidadã, também  saio satisfeita ao perceber a seriedade de todo um trabalho que visa melhorar a eficiência da gestão e a transparência dos processos que podem ser acompanhados por qualquer cidadão. Por outro lado, vi as dificuldades que a administração enfrenta, o que nos dá um grau de consciência muito maior quando formos cobrar do serviço público”, evidenciou.