Prefeitura planeja ações de saúde bucal em escola do Japãozinho

Saúde
18/02/2019 19h00

O Programa Saúde na Escola (PSE), da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), é executado pelas Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed). Apesar disso, escolas estaduais também podem aderir ao programa. Um exemplo disso é a Escola Estadual João Paulo II, no Japãozinho, que teve o planejamento das ações de saúde bucal (um dos eixos de atuação do PSE) iniciado nesta segunda-feira, 18.

O PSE faz a vinculação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com as escolas e tem parceria com o Centro Educação Permanente em Saúde (Ceps), que é responsável pelos estágios supervisionados das instituições de ensino. Foi através desta parceria que a professora de Saúde Bucal Coletiva e Odontologia, Jamile Alves, e os estudantes do 9º período de Odontologia da Universidade Tiradentes (Unit) foram até a escola João Paulo II para planejar as ações de orientação de saúde e higiene bucal para as crianças.

“Os estágios supervisionados infantil I e II fazem parte da disciplina de Saúde Bucal Coletiva. Os estudantes saem da universidade e vem para o campo visualizar uma prática que os dentistas fazem dentro de uma UBS e nas escolas também. Eles conhecem o território e atuam na promoção de saúde dentro da escola. Nós enviamos os termos de consentimento para os pais autorizarem e depois nós fazemos a intervenção nas crianças em parceria com a unidade de saúde do território, neste caso com a UBS José Augusto Barreto”, informou a professora Jamile.
 
De acordo com Jamile, os estudantes de Odontologia trabalham a promoção de saúde, a prevenção de doenças e a motivação com as crianças. “Hoje é o contato inicial, é o planejamento das ações, e quando nos apresentamos às crianças. Depois começamos o trabalho de analisar se elas têm cáries e doença periodontal, e fazemos o índice de risco à cárie, que é o que o PSE trabalha”, acrescentou a professora.

A Escola Estadual João Paulo II atende 200 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e para a diretora da escola, Suely Ismerim Matos, as ações do PSE são muito positivas. “Este programa é tudo de bom, porque a comunidade que frequenta a nossa escola é carente, inclusive de informações, com estas ações as crianças já vão aprendendo as informações de saúde desde cedo e passam os ensinamentos para as próprias famílias. No ano passado tivemos uma turma aqui fazendo este trabalho de orientação de saúde e foi muito proveitoso”, ressaltou.

Eixos

O PSE trabalha com 12 eixos recomendados pelo Ministério da Saúde. “Estes temas contribuem para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”, esclareceu a coordenadora do PSE na SMS, Aline Guimarães Vieira.

Os 12 temas que são trabalhados pelo PSE são: Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; Prevenção das violências e dos acidentes; Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; Verificação e atualização da situação vacinal; Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; Direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS; e Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.