Saúde Bucal é tema de palestra no tratamento para o tabagismo da SMS

Saúde
19/02/2019 14h31

O auxílio para largar o vício de fumar é um dos serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), localizado no conjunto Augusto Franco. O tratamento faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde, onde são formados grupos de apoio para que os pacientes possam conversar sobre suas histórias de vida e trocar experiências.

Durante a última sessão do tratamento, ocorrida na tarde da última segunda-feira, 18, foi proferida uma última palestra com o tema “Descubra como sua boca se recupera quando você para de fumar”, apresentada pela dentista e coordenadora do Centro de Especialidade de Odontologia (CEO), Fernanda Albuquerque Cabral. A palestrante debateu com grupo de combate ao tabagismo sobre as consequências do fumo em relação à saúde da boca. “Dentes pretos, manchados, mau hálito, gengiva inflamada, lesões na língua e com o tempo os dentes ainda ficam moles. Isso acontece por que a fumaça inalada deixa a temperatura da boca quente”, explicou.

Ainda segundo Fernanda, se o paciente não tiver doenças pulmonares crônicas, assim que parar de fumar o hálito já melhora. “Quando se faz tratamento para a doença periodontal, em cerca de três dias já podemos perceber uma melhora no hálito. Logo após há primeira semana sem o hábito de fumar, o paciente já passa a sentir melhor o sabor dos alimentos e bebidas, pois o organismo promove a renovação celular dos tecidos da língua e o sabor do tabaco já não se mistura com o dos alimentos”, enfatizou a coordenadora.

Tratamento

De acordo com a pneumologista do Cemar, Ana Paula Argolo, estes encontros são quinzenais, de aproximadamente oito semanas, e envolvem tratamento psicológico, através da terapia cognitivo-comportamental. “O que parece ser só um grupo de apoio, na verdade é um grupo de tratamento que utiliza técnicas dessa terapia para ajudar os participantes pararem de fumar, que é um grande desafio para quem criou a dependência do hábito ao longo do tempo. Durante o tratamento, os participantes recebem um suporte medicamentoso para que consigam evitar as recaídas, que são comuns nesses casos”, relatou a pneumologista.

Muitos dos pacientes que procuram o serviço hoje comemoram uma vida mais sadia e livre do tabaco. Esse é o caso do artista plástico Ricardo Batista, que fumou durante muitos anos e decidiu buscar o serviço este ano, confirmando a eficácia do tratamento. "Iniciei o tratamento e consegui abandonar o cigarro de caráter definitivo. Agradeço muito ao programa por ter me dado a oportunidade de uma vida mais saudável. Venci o tabagismo. Além de melhorar minha saúde, melhorei minha autoestima, diminui meu stress e cansaço", comemora o ex-fumante.

Sobre o programa

A gerente do Programa de Tabagismo, Maria Nazaré Gomes, explicou como funciona o serviço. "Para ter acesso ao programa a procura é totalmente espontânea, não precisa de encaminhamento médico. Só é necessário, antes de tudo, que o paciente tenha força de vontade", ressalta.

Além disso, o interessado deve comparecer ao local portando o cartão do SUS e algum documento de identificação. As inscrições são realizadas no Cemar Augusto Franco, das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.