Prefeitura de Aracaju entrega horta adaptada para cadeirantes usuários do Ciras

Assistência Social e Cidadania
20/02/2019 18h27

A Prefeitura de Aracaju entregou, nesta quarta-feira, 20, ao Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), a estrutura de uma horta adaptada que atenderá, inicialmente, a cerca de dez cadeirantes cadastrados no projeto ‘Cultivando Cidadania’. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal da Assistência Social, tem como objetivo estimular e conscientizar os usuários os usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) sobre a importância da produção e consumo de alimentos orgânicos. Nas horas, espalhadas pelos quatro cantos de Aracaju, os participantes aprendem, na prática, técnicas de plantio, colheita e venda de produtos sem agrotóxicos.

Uma das diretrizes do Cultivando Cidadania é a inclusão de pessoas com deficiência no mundo da alimentação orgânica. Atualmente, usuários do Ciras e, também, da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB). No Ciras, por exemplo, já existe uma horta convencional para atender aos usuários da instituição, mas de acordo com o diretor da Segurança Alimentar e Nutricional da Assistência, Ivan Barreto, a chegada da horta adaptada proporcionada pela gestão municipal proporcionará a inclusão de usuários que sentiam dificuldades para participar do projeto devido às condições de locomoção. “Percebemos que a horta que reestruturamos aqui no Ciras limitava a participação dos cadeirantes, então, a gente resolveu criar um tipo de hora que pudéssemos dar a oportunidade a esse tipo de usuário. A construção foi pensada justamente com o intuito de comportar as medidas das cadeiras, a acessibilidade do espaço, para que os usuários tenham facilidade no manuseio das atividades. Isso tudo buscando contribuir para o aprendizado de cada um”, pontuou.

Dentro do projeto além de aprender as técnicas de plantio e comercialização dos produtos orgânicos, ainda são trabalhas diversas questões como a socialização e o fortalecimento de vínculos. Algo, que segundo a fundadora e diretora do Ciras, Carolyn Carvalho, é bastante enriquecedor tanto para a vida dos usuários como também para missão da instituição não governamental. “É mais uma atividade que estamos tendo a oportunidade de mostrar a filosofia de inclusão. Esta horta adaptada para pessoas, neste caso para cadeirantes, traz inúmeros benefícios para a vida dos participantes”, reforçou.

Felicidade no rosto do usuário

A pretensão é que, no futuro, a horta adaptada possa atender, por meio do Cultivando Cidadania, aproximadamente 50 usuários do Centro de Integração. Um dos usuários que foram conferir de perto o novo espaço da instituição assistencial foi o aposentado, Manuel Gerôncio. Para ele, a chegada da horta é um grande motivo para lembrar dos velhos temos de quando atuava como agricultor na zona rural do município de Barra dos Coqueiros e também para sorrir. “Estou muito feliz. Apesar de já está idoso, quero aproveitar muito. Com certeza aqui será uma fonte de aprendizado e compartilhamento dos saberes”, conta.