Palestra sobre prevenção de riscos domésticos integra formação do Nudec no Bairro Industrial

Defesa Civil
20/02/2019 20h10

Na tarde desta quarta-feira, 20, foi realizado o segundo dia de formação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) do Bairro Industrial. A capacitação , promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), levou aos moradores da localidade  a palestra “Acidentes domésticos e suporte básico à vida”, ministrada pelo coordenador técnico da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo.
 
De acordo com o coordenador técnico, o objetivo do encontro foi orientar a comunidade quanto à prevenção de acidentes domésticos. “Buscamos voltar a percepção da população aos riscos do cotidiano, pois é natural que diminua com o tempo. Nossa finalidade, neste dia de formação, foi mostrar que os perigos podem estar no nosso dia a dia. Além disso, aproveitamos para passar alguns pontos sobre primeiros socorros, caso algum acidente venha a acontecer”, explica.
 
Durante a palestra, foram apresentadas as três principais medidas de prevenção para qualquer tipo de acidente: manter atenção, estar sempre preparado para situações adversas e adotar atitudes para sanar ou minimizar riscos. Além disso, foram indicadas formas de evitar incêndios, intoxicação por remédios ou produtos de higiene e como agir em casos de engasgo e desmaio.
 
A dona de casa Ana Maria Santos, 66 anos, mora no Bairro Industrial desde que nasceu. Ela aponta que, com o encontro, obteve muitas informações pertinentes. “Eu achei muito legal, pois ensinou como devemos agir em caso de engasgo ou de incêndio. Eu não sabia disso antes, então me sinto mais preparada”, comentou.
 
Já a aposentada Gildete dos Santos, 72 anos, conta que, com o novo conhecimento sobre prevenção de riscos, pretende alertar a vizinhança. “Eu gostei bastante, porque às vezes a gente mora em um lugar de risco e não sabe o que fazer quando acidentes acontecem. A partir de agora, eu posso avisar a outras pessoas sobre o que fazer em casos de incêndio ou engasgo, por exemplo”, comemora Gildete.