Diálogo e música: Ocupe de Verão traz personagens da cultura hip hop sergipana

Cultura
20/02/2019 23h15

Neste ano de 2019, o gênero musical que transformou o ambiente artístico mundialmente completa 45 anos de caminhada: o hip hop. Na noite desta quarta-feira, 20, o ‘Ocupe de Verão: Sacada Eletrônica’ preparou uma programação especial com personagens da cultura hip hop sergipana, com a presença do Rapper Hot Black e o MC Mano Sinho. O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

No Brasil, o hip hop surgiu em meados da década de 80, quando ainda não existiam atividades que retratavam exatamente o fundamento, o significado de forma literal desta cultura. Atualmente, esta corrente musical ganha espaço não somente dentro da música eletrônica, mas também através do retrato audiovisual realizado pelo programa Estação Periferia.

O presidente da Funcaju, Cássio Murilo, mediou o diálogo sobre a temática da noite e falou da importância de construir um território rico em diversidade. “Tenho o privilégio, nesse momento da história, e o dever, ao mesmo tempo, de dialogar com as culturas urbanas, a multiplicidade, as diferenças de quem somos, pois não queremos nos tornar uma cidade monolítica e, sim, um local com o suporte e diversidade em todos os níveis. Desde do debate gênero e transgênero, como também, das artes clássicas a contemporânea, isto é, discutir com todas as linguagens e destacar o nosso jeito de ser no mundo”.

O ‘Estação Periferia’ ganhou voz e rima com o então rapper e apresentador, Hot Black, que ingressou ainda muito jovem no cenário artístico da cidade. O programa foi exibido durante o ‘Ocupe de Verão’ e Black foi o convidado especial para participar do quadro ‘Liquidifica Diálogos’. “Estar hoje aqui é lembrar que os laços podem ter sidos rompidos em algum momento, mas que agora começa a novamente a se reconectar. Trazer essa vivência do hip hop, com muitas histórias formuladas e reformuladas, foi muito bom”.

O líder da Associação Sergipana de Hip Hop Aliados pelo Verso (ALPV), Mc Mano Sinho, também participou do ‘Liquidifica’, dividindo um pouco dos anseios e das suas realidades. “Ao longo dos anos, vi as transformações da cena do hip hop e afirmo: é essencial ter organizações preocupadas em nos ouvir, poder partilhar nossas experiências com as pessoas e deixar isso registrado em núcleos como o NPD, através da Funcaju. Assim como o público, que nos acompanhou e registrou esses momentos em suas redes sociais e memórias. Isso é motivo de muita alegria e de uma esperança que se mantém acesa e viva”.

A jornalista Anne Samara Torres, que esteve presente desde o primeiro dia de maratona do projeto ‘Ocupe de Verão’, elogiou as temáticas que vêm sendo apresentadas ao longo do mês de fevereiro. “Todos os projetos que eu conheci do NPD e todas as iniciativas que derivam da instituição são incríveis. Um exemplo é o Ocupe de Verão que veio com essa temática da cultura urbana, música eletrônica e tudo o que o movimento agrega. Especialmente o de hoje, pois o próprio hip hop é cultura, é arte. Enfim, precisamos falar e espalhar esse amor e as produções de periferia que muitas vezes são esquecidas”, afirmou Samara Torres.   

Após o intenso diálogo, a programação contou também com a apresentação do setlist do DJ D’ Gordo, que teve sua raízes artísticas desenvolvidas a partir de um dos elementos ligado ao movimento musical, o breakdance. D’ Gordo transformou a sacada do Centro Cultural de Aracaju (CCA) em uma verdadeira pista musical e trouxe suas raízes cultural.

A maratona ‘Ocupe de Verão: Sacada Eletrônica’ ainda não terminou. Na próxima quarta-feira, 27, a programação encerra com o ‘Vou Ocupar seu Coração: Grito de Carnaval’, que contará com uma mistura de ritmos musicais brasileiros, as marchinhas de carnaval, música eletrônica e o autêntico forró pé -de-serra com a Marinete do Forró.