Saúde de Aracaju oferece testes rápidos na UBS Geraldo Magela com foco no Carnaval

Saúde
21/02/2019 16h15

Visando fortalecer a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) e da Aids, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem reforçado as ações voltadas para a conscientização da população neste período que antecede o Carnaval.

Uma das atividades acontece na UBS Geraldo Magela, localizada no conjunto Orlando Dantas, onde estão sendo realizados testes rápidos de HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C para a população durante toda esta semana.

A unidade tem realizado uma média de 50 atendimentos por dia, de acordo com a enfermeira da UBS, Maria José dos Santos. Ela, que também é preceptora dos estudantes de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que fazem estágio na unidade, reforça a importância do trabalho em equipe para incentivar a realização dos testes nos pacientes que circulam pela unidade de saúde e pelo bairro.

Importância


“Nossa equipe de saúde tem um projeto matriz de intervenção e sempre estamos indo aos condomínios aqui do bairro ofertar estes testes e percebemos a necessidade de disponibilizá-los na UBS, porque o número de casos de sífilis vem aumentando e também devido a pouca importância no uso dos preservativos nas relações sexuais por parte, principalmente, dos jovens e dos idosos. Então, aproveitamos esta semana que antecede o carnaval para fazer os testes e informar a população sobre a importância da prevenção e convidamos os estudantes para nos ajudarem”, informou.

A auxiliar de serviços gerais, Leije Resende dos Santos, estava realizando o cadastro eletrônico na UBS e aproveitou o momento para realizar os testes. “Quando estava aqui, as meninas me chamaram para fazer os testes rápidos e eu achei que muito importante para saber como está a minha saúde. É sempre muito bom que a unidade disponha destes serviços”, opinou a usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju.

Para a estudante do 9º período de Enfermagem da UFS que faz estágio na UBS, Olga Helena Cardoso, é essencial ofertar este tipo de serviço para a população. “As pessoas precisam saber se têm alguma IST, e até mesmo o vírus da aids, para iniciar o tratamento o mais rápido possível para não ficarem doentes e, principalmente, não transmitirem os vírus adiante, por isso devem ter a compreensão da importância do uso de preservativos”, frisou.