Curso da Esgap incentiva o desenvolvimento de projetos de modernização

Planejamento e Orçamento
21/02/2019 18h03

Foi com base no conceito de cidade humana, inteligente e criativa, adotado pela atual gestão da Prefeitura de Aracaju, que a última aula do curso de Modernização da Gestão Municipal promoveu o desenvolvimento de projetos de modernização que atendesse as necessidades de cada secretaria. A ação ocorreu na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), vinculada à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog).  

O desafio foi sugerido desde o módulo anterior , após aprenderem sobre todas as etapas necessárias para a criação de um projeto eficiente, os alunos foram desafiados a montarem os seus próprios. Esses deveriam integrar a tecnologia e outros caminhos em prol da modernização.

Projetos

Um dos projetos sugeridos foi o de Modernização da Escola de Governo elaborado em conjunto pela equipe da Esgap. Ele abrangia desde a análise do ambiente e da estrutura, com a aquisição de serviços e equipamentos tecnológicos, até melhorias internas de gestão, a fim de garantir com excelência a capacitação do servidor público.

Entre as sugestões listadas estão à utilização de um sistema único para cadastro, matrículas, pesquisas, relatórios e emissão de certificados, assim como elaboração do aplicativo da Esgap, acesso à biblioteca digital e instalação de sistema de internet em fibra óptica.

Roda de Conversa

O debate da última roda de conversa contou com a presença de Sérgio Rosin, coordenador de Tecnologia da Informação da Seplog. Ele listou os diversos avanços que a Prefeitura tem projetado para ser uma cidade inteligente.

“Falamos sobre a rede de fibra que está sendo construída no município de Aracaju, comentamos as soluções que afetam o cidadão, como a semaforização inteligente. O acesso ao wi-fi em pontos centrais, como na Orla e nas paradas de ônibus, além do governo eletrônico, em que a Prefeitura permite ao cidadão que está em casa solicitar e receber serviços. E também sobre a modernização de sistemas administrativos, como a folha de pagamento.”, ressaltou Rosin.

O curso terá certificados e apostilas entregues aos servidores, posteriormente. Além disso, o diretor explicou que o acesso dos alunos direto a plataforma online está passando por aprovação de senhas da Universidade Banco do Brasil (UniBB), que disponibilizou o curso durante os três módulos.