Prefeitura realiza II Seminário de Práticas Integrativas em Saúde para usuários do CAPS

Saúde
22/02/2019 15h02

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou, nesta sexta-feira, 22, o II Seminário de Práticas Integrativas e Complementares  em Saúde (PICS).

A atividade é realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III Liberdade, localizado no bairro Siqueira Campos, unidade ligada à Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) da SMS, e contou com atividades como yoga, acupuntura auricular, ventosaterapia, aromaterapia, reiki, plantas medicinais e reflexologia.

As ações são reconhecidas e legitimadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, e em 2017, a portaria nº 849 instituiu a ampliação das modalidades ofertadas.

“Algumas dessas práticas possuem origem milenar e antecedem a evolução do conhecimento biomédico ocidental. Consiste em práticas de cuidado que compreendem o sujeito numa perspectiva holística, ou seja, em sua totalidade, buscando atendê-lo em suas necessidades de forma integral”, explicou a coordenadora do Caps Liberdade, Adriana Monteiro.

Para Adriana, é importante enfatizar o impacto dessas práticas nos equipamentos da Reaps enquanto dispositivos que promovem formas humanizadas de cuidado, de consolidação de vínculos e afetos. “Pensando nisso, o Caps Liberdade vem investindo em estratégias de implementação e consolidação dessa modalidade de cuidado. O II Seminário de PICS foi idealizado com intuito de dar visibilidade a essas práticas, que vem sendo desenvolvidas cotidianamente, tanto na atenção ao usuário em sofrimento psíquico, quanto ao trabalhador que atua na Saúde Mental”, ressaltou.

Importância

O enfermeiro  Gustavo Ávila e o psicólogo Pedro Pires são trabalhadores do Caps e são também preceptores dos residentes em Saúde Mental da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ele explica a importância da aplicação das atividades aos usuários da unidade.

“Nós temos apostado nessas práticas integrativas dentro do nosso Caps e são legitimadas nos processos terapêuticos ofertados aos usuários. É uma forma de tratamento e de cuidado que amplia o vínculo com os nossos usuários. Este seminário realizado com os residentes e profissionais convidados fez parte das atividades da Residência em Saúde Mental”, informou Gustavo.

Usuária do Caps, Márcia Costa dos Santos disse que não conhecia nenhuma das práticas integrativas e complementares e usufruiu de duas modalidades de cuidado: auriculoacupuntura e reflexologia.  “Eu gostei mais da reflexologia, pois já apresentou sensações imediatas, estou me sentindo mais aliviada do cansaço e da ansiedade. Mas vou aguardar os efeitos da auriculoterapia, principalmente no que diz respeito às dores nos membros inferiores”, frisou.